Uma das marcas da prefeitura de Aracaju é a valorização da educação. De modo estratégico, a gestão tem implantado uma série de políticas que promovem a aprendizagem dos estudantes, valorizando também todos os elementos significativos que auxiliam em sua formação cultural. História, geografia e todo o processo pela qual passou Aracaju nesses 161 anos, têm sido trabalhado nas escolas municipais e nada mais sugestivo do que a participação efetiva da rede na homenagem realizada, ontem, 17, pela prefeitura no aniversário da capital sergipana. Pensando nisso, a secretaria municipal da Educação levou a delegação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macêdo para as comemorações alusivas, para representar todas as escolas da rede.
Para a secretária municipal da Educação de Aracaju, a educação tem como alicerce o comprometimento na formação cultural dos estudantes."Um momento como este em que nós comemoramos os 161 anos de Aracaju, participamos de modo concreto, não somente aqui, nesta data festiva, mas temos feito um trabalho constante em nossas salas de aula, abordando todos os aspectos educacionais, de forma a estimular a aprendizagem dos estudantes. Culminamos na homenagem à nossa Aracaju, trouxemos representantes da rede municipal de Aracaju, para agregar o conhecimento, por meio da vivência histórica neste dia que é um marco. Desde 2013, a gestão de doutor João Alves, vem implantando de modo muito focado, políticas que valorizam o ensino e aprendizagem de qualidade, promovendo transformações em suas vidas", avalia a secretária da Educação.A diretora da Emef Maria da Glória Macêdo destaca a importância do protagonismo da educação para a compreensão dos estudantes sobre o processo histórico de Aracaju. "Esse é um momento muito importante na reflexão sobre história e a origem da cidade de Aracaju. Durante a semana eles fizeram uma maquete da cidade trabalhando a temática do aniversário, gerando conhecimento de forma lúdica e a compreensão de forma mais aprofundada, saindo da rotina da teoria e marcando a vida das crianças que são parte integrante da história da cidade", explica a diretora.
A estudante Yasmim Lisboa, 10 anos conta o que aprendeu sobre Aracaju. "Eu aprendi em sala de aula muitas coisas legais, como por exemplo, que Aracaju é cidade mais jovem do país e que no passado ela não era a capital do estado, era São Cristóvão. Estou gostando de participar das comemorações porque é importante homenagear o crescimento da cidade e me sinto parte disso", revela a aluna do 5º ano.
Já Rafaela Cristina fala sobre a necessidade de valorização da cidade. "Temos que cuidar e preservar nossa cidade, nossa cultura, costumes e ter orgulho do nosso modo de viver. Aracaju é uma cidade muito bonita com muitas coisas bacanas e que devemos valorizar para que no futuro ela cresça ainda mais", comemora a estudante da Emef Maria da Glória Macêdo.