Prefeito realiza palestra em defesa do Velho Chico

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2016 14h13

Sobrevivência. Foi essa a palavra que norteou a palestra sobre o Rio São Francisco, que o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ministrou na manhã desta segunda-feira, 21, no Simpósio Regional em Reflexão ao Dia Mundial da Água, no auditório do Ministério Público Estadual (MP/SE). 
 
Com o tema: “Como Salvar o Rio São Francisco”, o prefeito ressaltou a importância que o rio tem para o país, assim como medidas para que ele sobreviva. “O Rio São Francisco é uma das coisas que temos de mais importante para o Brasil hoje e, principalmente, para o Nordeste, por ser fonte de sobrevivência para milhares de famílias. Eu acertei nas minhas previsões quando eu lutava contra a transposição e hoje vemos o rio literalmente morrendo. Hoje, vim apresentar uma das medidas para revitalizar o rio e lutar por uma sobrevivência desse bem natural”, argumentou o prefeito. 
 
No simpósio, também foram discutidos temas como Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), atividade do MP, executada em Alagoas e Bahia e que, pela primeira vez, deverá ser realizada em Sergipe, e revitalização do Velho Chico.
 
Participante do evento, o secretario municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, revelou a importância do Rio São Francisco para o município e a necessidade da revitalização. “Aracaju tem o abastecimento de 300 mil habitantes pelo Rio São Francisco e, com isso, estamos aqui junto com o Ministério Público, a Secretaria de Meio Ambiente e especialistas, trazendo essa discussão do risco que a morte do Rio pode trazer para todos nós. Parabenizo os órgãos envolvidos presentes nesse debate para ver o que podemos fazer para revitalização do rio”, contou. 
 
Para o procurador geral de Justiça do MP/SE, José Rony de Almeida, um dos deveres do órgão é se fazer presente nesses debates.  “O Ministério Público está sempre inserido nas questões que são de importância de âmbito local e nacional. O problema da água é uma questão que aflige o país como um todo e o Estado de Sergipe também. O Rio São Francisco foi inserido na problemática da água por conta da transposição que está sendo realizada e são muitos debates e manifestações contra e a favor e estamos aqui para entender e compreender qual é a melhor solução para a questão da água no Brasil e no Nordeste. A importância é muito grande e o Ministério Público não pode deixar passar e se fazer presente”, falou. 
 
Dia da Água 
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.