Sema realiza educação ambiental com portadores de necessidades especiais

Meio Ambiente
22/03/2016 16h43

Na tarde desta terça-feira, 22, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a associação de pais, amigos e pessoas com deficiência, de funcionários do Banco do Brasil e da comunidade (APABB), realizou uma ação de Educação Ambiental no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) com portadores de necessidades especiais.

A analista ambiental, Raphaella Ribeiro, disse que a ação é muito importante, principalmente por explorar as belezas naturais do Parque Augusto Franco. "Essa ação é vinculada ao projeto Educação Ambiental no Parque que é um projeto que já está iniciando e que pretende abranger escolas do município. Pretendemos abordar a questão da sensibilização ambiental usando esse local, um grande acervo que nós temos aqui no município, para apurar os sentidos, a percepção ambiental e trabalhar na prática", disse.

A analista ambiental destacou a participação dos deficientes assistidos pela APABB. "Aqui eles estão vendo a importância de se ter uma árvore viva dessa área para a cidade, então, nós já temos esse eixo e iniciamos com eles, que são pessoas especiais, que tem uma grande percepção, estamos iniciando essa atividade com esse público maravilhoso", afirmou Raphaella.

O supervisor da APABB, Divaldo Inácio dos Santos, ressaltou que a ação acrescenta no desenvolvimento das pessoas assistidas pela instituição. "Eles gostam de plantar, então, nós procuramos a Sema para fazer uma parceria. E logo fomos convidados a vim conhecer as atividades desenvolvidas aqui e estamos buscando uma parceria onde eles possam vir também participar do teatro ambiental, plantio de muda. É muito importante para o desenvolvimento e a integração deles dentro da sociedade porque eles amam estar assim no meio ambiente", concluiu. 

Isa Oliveira é dona de casa e mãe de um dos assistidos pela APABB e enfatizou a importância da ação. "Acho legal, pelo menos ele está aprendendo alguma coisa. Achei muito bom quando fiquei sabendo dessa ação. Se trata de algo muito importante para o desenvolvimento dele e a natureza é algo encantador. Eles amam estar no meio ambiente", frisou. 

Já a dona de casa Maria Nilda Santos Tavares afirma que a ação faz bem tanto para os assistidos, quanto para as mães presentes. "Acho que faz muito bem para eles e para gente também, porque muitas vezes a gente não valoriza. Às vezes eu penso "tenho tanta coisa em casa para fazer, mas quando chega aqui a gente ver que vale a pena, porque é uma tarde diferente mesmo. Me faz muito bem", salientou Nilda.