Na tarde desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju realizou ação educativa com crianças da Pastoral da Infância na Comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da Unidade de Saúde Antônio Alves.
O evento, que teve o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypit e os cuidados necessários de higiene pessoal para as crianças, contou com a participação de estagiárias o curso de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), como afirmou a gerente da unidade, Patrícia Gonçalves. "Através da data comemorativa da Páscoa, organizamos esse evento para que, de forma lúdica, por estarmos lidando com crianças, conseguíssemos transmitir mensagens de promoção e prevenção à saúde, além de falar da importância de combater o Aedes aegypti, diante do cenário que temos vivido atualmente", explicou Patrícia.
Por meio de peças teatrais, danças e brincadeiras, as agentes comunitárias de saúde e a equipe da Unit falaram sobre a necessidade diária do banho, de escovar os dentes e de não deixar água parada acumulada, evitando assim focos do mosquito, além da entrega de kits odontológicos com creme dental e escovas.
Para a responsável pela supervisão do estágio das alunas de enfermagem da Unit, a professora Kátia Cilene Vidal, a ação foi uma oportunidade de aproximação das estudantes com a área profissional delas. "Uma ação educativa como essa proporciona às acadêmicas o contato direto com a comunidade. Por meio dessa interação, elas entendem melhor como funciona a saúde pública, experiência que contribuirá para o crescimento profissional delas", pontuou.
Segundo Maria do Nascimento, moradora da comunidade, o mais importante é o aprendizado. "É muito bom participar desses momentos de aprendizado. A gente tira dúvidas e isso ajuda pra ensinar as crianças em casa. Sempre que tiver eu vou participar", disse sorridente.
A estudante do 10º período de Enfermagem, Camila Oliveira Lima, vê ações como essa como uma porta de entrada para a vivência da prática em atividades de saúde. "Para nós, que estamos prestes a nos formar, esse é sem dúvida o ponta-pé inicial para o trabalho que vamos desenvolver como profissionais, além de poder mostrar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre prevenção e promoção à saúde para a população", afirmou.
A ação contou ainda com o apoio do Instituto Assis Chateubriand, localizado no bairro Bugio, que cedeu os equipamentos de som.