Centro Cultural de Aracaju recebe encontro do IPHAN

Cultura
28/03/2016 16h22

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizará no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o 2º Encontro do IPHAN com a Comunidade da Capoeira Sergipana, que acontecerá  30, na próxima quarta-feira,30, partir das 18h.

O Encontro se destinará a apresentar os resultados da pesquisa sobre a história e conformação da capoeira no estado de Sergipe, aos capoeiristas e comunidade em geral. Essa pesquisa realizou um amplo levantamento dos mestres, grupos e praticantes da capoeira em todo a extensão territorial do estado, sendo importante para balizar futuras ações, salvaguarda e promover a Capoeira enquanto manifestação cultural.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, ressalta que receber um encontro como esse só reforça a parceria que existe entre a Fundação e o IPHAN. "O evento se identifica muito com o trabalho de resgate e valorização que o Centro Cultural desenvolve. E mais uma vez estamos de mão dadas com o IPHAN, trazendo o resultado dessa importante pesquisa, que acontece não só aqui em Sergipe, mas como em todo Brasil".

É importante frisar ainda, que a Capoeira é registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN desde 2008, precisamente nesse tocante, a roda de capoeira e ofício dos mestres de capoeira, bem como ela é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde novembro de 2014".