Iluminação pública: mais de 6 mil solicitações em dois meses

Obras e Urbanização
30/03/2016 09h35
Início > Notícias > Iluminação pública: mais de 6 mil solicitações em dois meses

Desde o início do ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) intensificou ações para aumentar a quantidade de áreas cobertas com um satisfatório complexo de iluminação, visando a segurança de moradores e de pessoas que transitam diariamente pelas ruas de Aracaju pelo período noturno.

De acordo com dados coletados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) na empresa contratada para realizar a recuperação da iluminação pública na capital, mais de 6.500 solicitações de instalação e troca de lâmpadas queimadas foram registradas entre janeiro e fevereiro deste ano. Dessa forma, foi alcançada uma média de aproximadamente 80 atendimentos por dia, índice considerado alto.

De modo efetivo, sete equipes se dividem para dar agilidade aos reparos. As lâmpadas instaladas variam entre as de vapor de sódio, de luz amarela, que consomem 250 W, e as de vapor metálico, de luz branca, que consomem 400 W.

LED

As lâmpadas de LED consomem 200 W. São mais econômicas e potentes que as de vapor de sódio e vapor metálico e chegam a poupar cerca de 57.000 kwh em relação aos outros modelos. Neste ano, 32 luminárias de LED foram instaladas na praça Oswaldo Mendonça, no bairro Bugio.

Para a instalação de lâmpadas de LED, o órgão municipal abriu edital de licitação para que empresas possam realizar os serviços. Para cada área que necessita deste tipo de luminária é aberto um novo edital, garantindo sempre que a empresa mais apta ganhe a concessão.

Solicitação

Para registrar reclamação de lâmpadas queimadas e solicitar a troca ou instalação, basta entrar em contato com o Setor de Iluminação Pública, através dos telefones 3249-1723 e 3021-1859.