O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Aracaju realizou, na última terça-feira, 29, a primeira reunião ordinária do ano de 2016 que contou com a participação da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo do Nascimento Alves. Na oportunidade, os conselheiros debateram sobre a construção de políticas públicas efetivas para melhorar a qualidade de vida do idoso aracajuano.
A presidente do CMDI, Maria José Matos, abriu a reunião com uma retrospectiva do ano anterior, observando o processo de organização e mobilização da primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Aracaju que percorreu 28 locais da capital sergipana.
"Essa conferência resultou em um material que servirá como base para a construção de uma política eficiente. O nosso Conselho tem a participação de representantes de grandes instituições comprometidas com a política nacional da pessoa idosa e, ainda, recebemos como conselheira a gestora da Semfas, a senadora Maria do Carmo, uma mulher sensível à causa, dinâmica e comprometida", destacou a presidente.
As instituições públicas e particulares enviaram representantes para o conselho que expressaram seu contentamento com a participação da secretária. "A nossa secretária Maria do Carmo dentro do Conselho da Pessoa Idosa é um ganho pela sua experiência em projetos pra sociedade e amor ao próximo", ressaltou a representante da SMTT, Hortência Oliveira.
Já a secretária da Semfas e conselheira do CMDI, Maria do Carmo, enalteceu o trabalho dos Conselhos Municipais, em especial o da pessoa idosa. "O trabalho realizado pelos conselhos é essencial. Estou aqui para somar com todos, porque entendo a importância da pessoa idosa dentro da sociedade. Vamos nos unir para transformar projetos em realidade. Cuidar do idoso é cuidar da família", concluiu a secretária.