População comemora retomada da obra da praça no conjunto Veneza

Infraestrutura
30/03/2016 18h40

Iniciada regularmente em meados de primeiro semestre de 2013, com a aprovação de projeto e garantia de recursos, ou seja, durante os primeiros meses da atual administração da Prefeitura de Aracaju, a construção da Praça dos Esportes e da Cultura é um dos símbolos da valorização dos espaços públicos e da ampliação de ambientes aptos à prática de atividades lúdicas, beneficiando diretamente cerca de 20 mil habitantes da Veneza, São Carlos, Maria do Carmo II e Nova Liberdade I.

As famílias de toda uma região, carente de uma praça com um parque arquitetônico moderno e dotado de paramentos de acessibilidade, em breve, poderão usufruir de um espaço de mais de 3 mil metros quadrados equipado com brinquedos, quadra de esportes e rampa de skate, biblioteca pública, midiateca equipada com computadores e um cine teatro, onde serão exibidos filmes e que terá uma plateia com capacidade para mais de 60 lugares.

A atual gestão aplica na obra cera de R$ 1,8 milhão, conveniados entre PMA e o Governo Federal, comprovando a necessidade de socializar e democratizar áreas de uso coletivo, aplicando políticas públicas de infraestrutura, cultura e lazer.

Todos os esforços e as burocracias ultrapassadas neste período pelo Governo Municipal a fim de concluir esta importante obra estão próximos a serem recompensados: nos próximos 60 dias a praça será entregue. A retomada dos serviços ocorridos na última segunda-feira, 28, encheu de alegria e esperanças os moradores do conjunto Veneza.

A auxiliar administrativa Eliana Santos expressa o sentimento de muitas pessoas com quem convive no dia-a-dia e que também espera usar a praça para momentos de lazer. "Vai ser um benefício que vai ficar na história, pois todo mundo aqui vai ter onde fazer exercícios físicos, coisa que nunca tivemos. Além disso, vai valorizar nossa comunidade proporcionando oportunidades para os jovens que não têm condições de fazer aula de teatro, aqui perto de casa", explica emocionada a moradora.

Para o autônomo Joaldo Batista, toda a região há muito tempo precisava de um local com tamanha magnitude, mas não houve o devido interesse de gestores antigos para atender a demanda. "Era um terreno pouco utilizado e que não agregava em nada. Graças à Prefeitura agora teremos os mesmos direitos ao lazer que pessoas de outros bairros. E agora que a obra vai ser concluída é que me sinto ansioso para ver nossas crianças brincando aqui', revela Joaldo.  

Morador da região, André Pinheiro também reconhece o valor social da praça e explica os motivos: "é uma obra muito importante porque as crianças irão se divertir e os adultos farão exercícios, sem contar que com a iluminação vai ficar mais seguro", destaca.

Urbanização

Paralelo à retomada da obra, a Prefeitura melhora o aspecto urbanístico do Veneza com a revitalização da malha viária de toda a área do entorno da PEC e de parte das vias do complexo residencial. Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 30, a pavimentação da travessa Santa Maria e outras vias serão contempladas ao logo da semana.