GGI-M apresenta balanço de ações realizadas em 2015

Defesa Social e Cidadania
31/03/2016 10h01

Na tarde desta quarta-feira, 30, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M reuniu-se no auditório da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), órgão do qual faz parte, para apresentar o balanço das ações realizadas em Aracaju no ano de 2015. Durante a reunião, todos os órgãos que formam o Gabinete apresentaram as ações realizadas durante o ano passado e os planos para os próximos meses.

O Gabinete de Gestão Integrada do município de Aracaju é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, visando colaborar com a Prefeitura no sentido de desenvolver, avaliar e monitorar os programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e controle da violência e criminalidade no município. O funcionamento do GGI-M é norteado pelos princípios da ação integrada, da interdisciplinaridade e da pluriagencialidade, visando à definição coletiva das prioridades de ação.

Na oportunidade, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apresentou aos outros membros do GGI-M as diversas intervenções realizadas na cidade durante o ano de 2015, tais como a ordem de serviço para instalação dos primeiros equipamentos de fiscalização eletrônica, a criação do Rotativo Aju, um sistema de estacionamento rotativo no Centro da cidade, as campanhas de conscientização voltadas para pedestres, ciclistas e condutores e a instalação de mais de 200 novos abrigos de ônibus.

A Guarda Municipal de Aracaju apresentou os projetos desenvolvidos e participações em eventos regionais e nacionais que utilizaram o esporte como forma de transformação e inclusão. Atualmente, o Centro de Treinamento da GMA tem 16 professores e oferece 13 modalidades de atividades físicas para outras instituições e para a comunidade. Também foram adquiridos 422 coletes balísticos, 50 sparks, 40 bicicletas, 25 automóveis, 25 capacetes anti-tumultos, 18 motocicletas, 12 escudos e um ônibus. A GMA destacou o Programa Anjos Azuis e a Ronda dos Mercados, que realizou 1.450 abordagens que geraram 278 detenções, em 2015.

A Defesa Civil Municipal também destacou a participação em diversas atividades preventivas destinadas a evitar desastres, ou minimizar seus impactos para a população. Em 2015, foram realizadas 401 vistorias em edificações públicas e privadas, 92 relatórios técnicos, 32 notificações entregues solicitando a manutenção do imóvel, atualização e execução do Plano de Contingência para o período chuvoso, monitoramento de risco de deslizamento de encosta e a atualização e gerenciamento do Plano de Evacuação do Pólo Atalaia.

O Procon de Aracaju expôs a ampliação das suas instalações, implantação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e do serviço de atendimento por telefone (151), criação do fundo municipal de Defesa do Consumidor, instalação e implementação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e a implementação de todo rol normativo  para atuação do Procon, dentre outras ações.

Os outros órgãos que formam o Gabinete de Gestão Integrada Municipal presentes na reunião, como a Secretaria Municipal da Família e da Assistência (Semfas), Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal também apresentaram as várias ações desenvolvidas em prol dos aracajuanos durante o ano de 2015.

O secretário de Segurança Pública do Estado e delegado, João Batista, enalteceu as ações realizadas pelo GGI-M e se mostrou disposto a integrar forças com o município. "Primeiramente, quero parabenizar as ações realizadas pelo Gabinete e agradecer pelo convite. A participação da Secretaria Estadual de Segurança Pública de Sergipe neste Gabinete de Gestão Integrada possibilita a troca de conhecimento e informações entre Município e Estado, o que beneficia e muito a população. A nossa intenção é aprimorar esse trabalho em conjunto no combate à criminalidade", falou o secretário.

Georlize Teles, a coordenadora do GGI-M e secretária municipal de defesa social e da cidadania, comentou a importância do balanço das ações apresentadas na primeira reunião do ano. "Quando cada órgão apresenta as ações realizadas no ano passado, temos a certeza dos resultados de todas as reuniões do Gabinete e da sua importante colaboração com a Prefeitura de Aracaju. Além de nos oferecer uma direção a ser seguida nos próximos meses e nas próximas deliberações", disse a secretária.