Secretário da Saúde faz reunião com equipe diretiva de Atenção à Saúde

Saúde
31/03/2016 16h45

Na manhã desta quinta-feira, 31, o secretário Municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, esteve reunido com o novo diretor de Atenção à Saúde (DAS), Murillo Oliveira, com a nova coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Ana Elisabete Silva, o coordenador do  Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), Rodrigo Vasconcelos, além das apoiadoras de saúde de cada região da capital. O objetivo do encontro foi pontuar os problemas enfrentados diariamente nas Unidades de Saúde da Família (USF) para tentar resolver cada um deles com agilidade e melhorar cada vez mais os serviços ofertados à população, garantindo assim o bom atendimento aos usuários, que é o principal foco da Prefeitura de Aracaju.

Na ocasião, o secretário deixou bem claro a todos os presentes que a Saúde precisa de pessoas proativas e que não tenham medo de encarar os problemas. "Todos precisam estar engajados na mesma causa para a que a Saúde funcione bem e atenda bem aos aracajuanos. Esse é o principal objetivo da prefeitura, na atual gestão", enfatizou Antônio Almeida.

Para Murillo Oliveira, toda a equipe precisa somar forças em prol de um mesmo objetivo. "Ficou muito claro aqui que os usuários estão em primeiro lugar, sempre. Os nossos serviços têm que ser oferecidos de forma continuada para atender às necessidades desses usuários. Hoje nós nos reunimos para fazer ajustes e mostrar que  todos  precisam  trabalhar de maneira uniforme e com o mesmo entendimento de fazer o melhor sempre".

O coordenador do Nucaar, Rodrigo Vasconcelos, aproveitou o encontro para estreitar o relacionamento com as apoiadoras. "Nossa intenção é aproximar  as redes assistenciais do Nucaar, que é quem regula os procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Ate então existia uma barreira, uma dificuldade de acesso ao Nucaar por parte das Unidades Básicas de Saúde. Nosso propósito agora é otimizar a relação, a comunicação e facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos com o objetivo de construir uma saúde bem mais eficiente", explicou.

A coordenadora do Reap fez uma avaliação bastante positiva da reunião. Para ela, a disposição do secretário em ouvir os problemas das Unidades de Saúde demonstra o interesse dele em se empenhar em prol do bem-estar da população. "Nossas apoiadoras se sentiram acolhidas e ficaram à vontade para relatar as dificuldades do dia a dia. Nós sabemos que temos problemas, mas temos também muita possibilidade de resolução. Vamos trabalhar em conjunto porque ninguém consegue ser competente sozinho, precisamos ser competentes em grupo", enfatizou Ana Elizabete.

Uma nova reunião ficou marcada para o dia 19 de maio, quando serão apresentados os diagnósticos levantados nas Unidades de Saúde e quais foram os direcionamentos tomados diante dos problemas, o que foi resolvido e o que precisa do apoio da gestão para serem solucionados.