Prefeitura de Aracaju intensifica serviço de apreensão e adoção de animais

Serviços Urbanos
31/03/2016 17h47

O setor de Apreensão de Animais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está em pleno processo de funcionamento, com adoção e animais recolhidos de diferentes pontos de Aracaju. O indicativo está previsto na lei municipal nº 2.380/96, que regulamenta o processo de adoção. Para se candidatar e adotar um animal, o interessado deverá ser produtor rural do interior, pois os animais deverão ser usados na lida com a terra e não mais para exploração (mecanismo de transporte de pessoas e objetos).

Funcionando das 6h às 17h (com intervalo para o almoço) e também em plantões noturnos, o setor de Apreensão de Animais trabalha recolhendo animais (cavalos, jegues, cabritos, vacas e bois, etc) que fugiram ou foram abandonados. "No curral, estes bichos recebem alimentação duas vezes por dia, ficam num espaço cuidado com limpeza constante e para os casos de animais feridos, nossa equipe veterinária cuida de todo o problema de saúde, para assim este animal passar para a adoção ou ser recuperado pelo seu antigo dono", explicou o coordenador de Apreensão de Animais da Emsurb, Isael Freitas Santos.

Na maioria das vezes, os animais recolhidos são oriundos dos bairros Aruana, Santa Maria, região da Rota de Fuga e também de diferentes pontos da zona norte de Aracaju. Caso o proprietário deseje recuperar seu animal, basta passar no setor de Apreensão de Animais e realizar os procedimentos legais para o mesmo. A diária para cada dia recolhido custa R$ 33.60, sendo que após 15 dias de apreensão, o animal passa para a lista de adoção da Emsurb.

 "Lembramos que a adoção só será para trabalhadores rurais do interior de Aracaju, visto que a maioria dos animais apreendidos fora originalmente abandonada em ruas e avenidas da capital. Tivemos registros de adoção feitas aqui na Capital onde a pessoa que deixou o animal mais uma vez abandonado nas vias públicas. Vale ressaltar que muitos animais encontrados por nossas equipes foram abandonados após serem usados por carroceiros em trabalhos de exploração como transporte. Temos casos também de animais que foram roubados de seus donos, explorados e depois jogados bem machucados nas ruas", frisou Isael.

Em 2015, a Emsurb apreendeu 960 animais. Já este ano, até o momento, foram recolhidos 315 bichos (sendo uma média de 100 apreensões por mês). Atualmente, existem 66 animais morando no curral da Emsurb (a maioria jegues e cavalos). Sobre mais informações relacionadas ao processo de adoção, basta procurar a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (com sede no Parque da Sementeira). Para questões relacionadas às apreensões dos animais, os interessados deverão comparecer ao setor responsável, localizado na rua 12 de Outubro, no bairro 18 do Forte (atrás do 28º BC). Mais detalhes podem ser obtidos através do contato telefônico de Isael Freitas (98875-0898) em horário comercial.