Agentes de endemias recebem capacitação sobre processos de trabalho

Saúde
04/04/2016 14h17
Início > Notícias > Agentes de endemias recebem capacitação sobre processos de trabalho

A Prefeitura de Aracaju, preocupada com o desempenho de servidores no desempenho de suas funções, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 4, uma capacitação para agentes de endemias, lotados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação foi uma iniciativa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com a proposta de atualizar os profissionais quanto processos de trabalho. O encontro aconteceu no auditório do CCZ e reuniu cerca de 30 profissionais.

Segundo a coordenadora do Cerest, Karla Magali, capacitações como estas acontecem diariamente para profissionais de diversas áreas, reforçando o compromisso do Cerest na garantia da preservação da saúde dos trabalhadores no município de Aracaju. "Quanto aos agentes de Endemias, nossa preocupação surge a partir do contato que eles têm com inseticidas e outros produtos químicos, bem como doenças. Portando, deixá-los atualizados quanto aos procedimentos corretos que precisam desenvolver durante o exercício de suas funções, é uma maneira de reduzir a vulnerabilidade desses profissionais", destacou.

Uma das responsáveis pela capacitação de hoje foi a enfermeira Vanessa da Rocha. Segundo ela, o surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, nos últimos meses, aumentou a demanda desses profissionais e isso inspira que recebam maiores cuidados. "Tratamos, não apenas com relação a aplicação de inseticidas, mas também a cerca do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e cuidados que precisam ter com relação a postura do corpo. Tudo isso faz parte dos cuidados estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que tenhamos profissionais saudáveis trabalhando no combate das endemias", pontuou.

Para a coordenadora do CCZ, Cristiane Remígio, este é um momento fundamental para os agentes de endemias. "São profissionais que estão diariamente em contato com diversos tipos de patologias e o conhecimento gerado a partir dessas capacitações direciona as medidas a serem adotadas, garantindo a preservação da saúde desses trabalhadores", afirmou.

O supervisor de endemias, José Bomfim, pontuou que todos os agentes de endemias são capacitados para o trabalho, mas que essas atualizações são necessárias. "Os protocolos de trabalho estão em constante mudança', falou.