Nascido no município de Cumbe, Donato, aos 14 anos, começou a fazer desse talento uma profissão. O artesão tem peças reconhecidas no cenário nacional e internacional. Ganhador de concursos promovidos pela prefeitura de Aracaju, a exemplo do projeto Verão onde em 2005, foi terceiro lugar com a escultura "Cego, surdo e mudo"; em 2006 primeiro lugar com a obra "Ambição Humana"; em 2007 primeiro lugar com a escultura "H2O, a Fórmula da Água" e em 2010 com escultura A Raiz Redonda de Arthur Bispo do Rosário ficou em segundo lugar.
Pela primeira vez expondo no Mirante, Donato contou que seus trabalhos são inspirados na natureza. "Faço um trabalho sustentável e ecologicamente correto, utilizando como peças pequenos galhos de árvore encontrados na natureza, conchas e material de refugo", explicou.
No dia 8, próxima sexta-feira, a exposição realizará uma manifestação cultural onde haverá apresentações de quadrilha junina, homenagens pelo incentivo à arte e cultura e apresentação de Trio Pé de Serra. Os visitantes que tiverem interesse em adquirir as peças da exposição poderão entrar em contato com o artista na própria unidade.
A exposição "Artesanato 100% Sergipano" seguirá aberta até o dia 19 de Abril com entrada gratuita. Além dela, os visitantes podem encontrar a mostra "Inácio Barbosa: O fundador de Aracaju, fragmentos de sua trajetória", que conta a história da transferência da capital sergipana de São Cristóvão para o povoado Santo Antônio do Aracaju.