Nos últimos três anos os investimentos feitos na ampliação e melhorias na rede de drenagem pela Prefeitura de Aracaju totalizam cerca de R$ 100 milhões, beneficiando diretamente os moradores dos loteamentos Nova Liberdade I e II, Marivan, Aruana, Bairro Industrial, Aeroporto, Inácio Barbosa, Santa Maria e 17 de Março, conjunto Augusto Franco e a Zona de Expansão.
No bairro Santa Maria, está em andamento uma obra fruto de um projeto elaborado com o objetivo de resolver os problemas de drenagem de toda a Zona Sul e chegando a Zona de Expansão. O projeto inclui a urbanização de um trecho de mais de 4 mil metros e com amplitude que inclui uma base de 20 metros por 40 metros de largura, mais de 20 metros de pavimento, profundidade uniforme e um talude para garantir a estabilidade dos terrenos que margeiam o canal.
Estão sendo aplicados mais de R$ 15,7 milhões conveniados entre a PMA e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social do Desenvolvimento de Aracaju (Procidades), significando um dos maiores avanços na ampliação da macro drenagem da capital.
Histórico de alagamentos
O fenômeno dos alagamentos em período chuvosos não é algo recente em Aracaju e nunca houve medidas consistentes por parte de antigos gestores para amenizar ou eliminar os transtornos provocados pela incapacidade de absorver as águas das chuvas. Desde 2013 que tanto obras estruturantes, como ações preventivas tem sido prioridades administrativas resolver os problemas na rede de drenagem.