Sistema Integrado de Saúde Pública é apresentado ao Sindimed

Saúde
05/04/2016 18h56

O novo Sistema Integrado de Saúde Pública de Aracaju (Sisp), foi apresentado aos médicos que fazem parte da diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), na manhã de terça-feira, 5. O Secretário Municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, e o  diretor de Atenção à Saúde (DAS), Murillo Oliveira, também participaram da reunião, realizada na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O Sisp, que começou a ser implementado na capital sergipana em meados de julho de 2015, já está em funcionamento em diversas cidades do Brasil. Por meio do sistema, todos os pacientes atendidos na rede municipal terão um cadastro único onde ficará registrado todo o seu histórico e, inclusive, o prontuário eletrônico.

Foi o gerente de implantação do Sisp, Alex dos Santos Teixeira, quem explicou como o sistema funciona e também em quais locais ele já em fase de testes.  "A gente já tem o sistema em implantação no almoxarifado, em 19 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte). É claro que, por enquanto, nem todas as ferramentas do sistema estão em funcionamento, mas a expectativa é que até o meio do ano que vem todo o projeto esteja concluído e em pleno funcionamento".

De acordo com Murillo Oliveira, diretor de Atenção à Saúde (DAS), o sistema representa um avanço na saúde pública de Aracaju e demonstra preocupação da Prefeitura Municipal em melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários. "O acesso aos serviços de saúde vai ser melhorado, as filas vão diminuir cada vez mais e, além disso, o paciente terá a garantia de que todos os seus dados estarão seguros. Como o sistema é integrado, os profissionais vão acompanhar todo o histórico de utilização dos serviços de saúde de cada paciente para auxiliar no diagnóstico e plano de tratamento desse usuário. Esse sistema vai fortalecer toda a assistência dos serviços da atenção primária", enfatizou.

Para o presidente do Sindimed, João Augusto Alves de Oliveira, a implantação do sistema vai beneficiar a todos. "O Sisp vai trazer uma grande melhoria tanto para a gestão, que terá um maior controle de usuários e gastos, quanto para os profissionais, que vão ter o trabalho otimizado. O sistema vai estar todo integrado com agendamento, prontuário eletrônico, controle farmacêutico, isso representa uma grande melhoria na assistência aos usuários.  Hoje, fiz aqui também um pedido para que o Sisp seja logo implantado na USF Onésimo Pinto,  onde eu trabalho, porque só utilizando a ferramenta é que poderei  opinar e dar sugestões para a melhoria do sistema", afirmou.