Semfas prioriza conforto e segurança de idosos do São Conrado

Assistência Social e Cidadania
05/04/2016 19h35

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu uma tarde diferenciada para os idosos do bairro São Conrado, nesta terça-feira, 5. A partir de agora, o grupo passará a realizar seus encontros no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança. Para tal, será disponibilizado transporte até a unidade que foi reformada e reestruturada recentemente para garantir mais conforto e segurança para os usuários.

O grupo - que anteriormente realizava os encontros às terças e quintas na Unidade Socioeducativa do São Conrado - passa a se encontrar em um espaço de convivência mais estruturado para o desenvolvimento de suas potencialidades. Além do conforto, o local dispõe de um espaço amplo para a ampliação das atividades artísticas (como teatro, música e dança), característica específica dos idosos do São Conrado.

Atuante no grupo há mais de 10 anos, Elenita Rodrigues Lira, acredita que o grupo de convivência é um espaço importante para fortalecer o papel social do idoso. "Eu gosto muito desse grupo. É muito importante que o idoso esteja participando de espaços como esse. Espero que no CRAS Jardim Esperança possamos dar continuidade ao nosso teatro, dança e outras atividades que gostamos", afirma  Elenita.

Para Lauro Correio Lima, 70 anos, o importante é manter-se em atividade, trocando experiências e aprendendo novas atividades. "O que é bom é ir passear, vir para o grupo, balada também", comenta, lembrando que "por ser compositor tem a oportunidade de levar a música para outros idosos e embalar os eventos do grupo, tornando o ambiente alegre seja onde for".

Atualmente, os quinze CRAS da capital sergipana possuem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos em todas as unidades. O objetivo do serviço é construir um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, a partir de atividades que têm como foco o protagonismo social de seus usuários.