Dia de Empreender orienta cidadãos acerca de questões profissionais e previdenciárias

Formação para o Trabalho
07/04/2016 15h16
Início > Noticias > 68806

Na última quarta-feira, 6, o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), localizado no bairro Santos Dumont, recebeu o Dia de Empreender, um evento promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Desta vez, a ação proporcionou duas oficinas - manhã e tarde - sobre orientação profissional destinada aos alunos egressos da Fundat. O objetivo foi oferecer a eles condições para conquistarem um espaço no mercado de trabalho. Para aqueles que possuem ou pretendem montar o próprio negócio, houve também uma palestra sobre os benefícios previdenciários voltados ao Microempreendedor Individual (MEI).

Segundo a palestrante, Aline Franciscato, as oficinas de instrução profissional funcionam como um apoio aos cidadãos que já participaram ou frequentam algum curso ofertado pela Fundat, com o intuito de oferecê-los maior facilidade de inserção ao campo de trabalho. "Nós pontuamos informações importantes sobre o comportamento nas entrevistas de emprego, relações profissionais e os aspectos vocacionais e habilidades para direcioná-los a novos cursos dentro de uma identidade profissional", explicou Aline. Na ocasião, a consultora da Mary Kay, Carla Oliveira, abordou a respeito da importância da imagem no ambiente profissional.

De acordo com a consultora previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), Gicelma de Jesus, o que mais chamou a atenção dos participantes da palestra referente às vantagens previdenciárias do MEI, foi a descoberta das formas de acesso aos direitos garantidos que eram desconhecidos. "É satisfatório porque, ao final, eles perguntam a respeito de tudo que têm interesse", comentou Gicelma.

Aprendizado

Laís Leite tem 18 anos e, em breve, iniciará a faculdade de Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para a participante, os conhecimentos adquiridos através da oficina de orientação profissional contribuirão para a elaboração do currículo adequado. "Aprendi a me comportar em entrevistas de emprego, a como falar e me vestir", disse Laís, que está disposta a conquistar uma vaga de emprego, a fim de obter uma renda.

Márcia Clemente, de 41 anos, sempre teve vontade de contribuir para o INSS, almejando a aposentadoria. Por meio da palestra, ela recebeu muitas informações acerca dos benefícios previdenciários. "Gostei, me esclareceu porque o meu interesse é pensar no meu futuro", afirmou Márcia, que já participou do curso de Bolos e Tortas na Fundat e futuramente pensa em trabalhar vendendo as guloseimas para gerar lucro.

Desempregada, Simone Souza, de 48 anos, está à procura de um emprego ou de se tornar uma empreendedora. "Tirou todas as minhas dúvidas para ser uma microempreendedora de sucesso", esclareceu a participante, salientando as oportunidades que o Programa MEI oferece aos que desejam ingressar no mundo do empreendedorismo.