Aferição de pressão, testes rápidos de DST/Aids e hepatites virais, teste glicêmico, música, atividade física, orientação sobre diversas doenças e também sobre o combate ao Aedes aegypti, foram algumas das ações desenvolvidas na manhã desta quinta-feira, 7, pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. No total, foram realizados 4.227 atendimentos durante a primeira Feira da Saúde Aracaju, que aconteceu no encontro dos calçadões das ruas João Pessoa e Laranjeiras, no Centro da cidade.
O secretário municipal de Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, destacou a importância da realização de ações como esta. "Nosso objetivo hoje foi o de aproximar a população dos serviços ofertados pela SMS. Desta forma nós podemos mostrar que a secretaria não está presente apenas nas Unidades de Saúde da Família e nos Hospitais Municipais, mas que existem vários outros serviços e ações que estão disponíveis para os aracajuanos e todos eles foram expostos aqui na Feira da Saúde".
As atividades foram aprovadas por quem passou no local e aproveitou para usufruir dos serviços. Uma delas foi a cabeleireira Gleisiane dos Santos Francisco. Diabética, ela aproveitou a oportunidade para conferir a glicemia. "Estava passando para ir ao trabalho e vi as tendas montadas. Fiquei muito satisfeita com a Feira da Saúde porque foi uma oportunidade que tive para saber como anda minha glicemia", disse.
A aposentada Zelita Silva da Rocha, de 72 anos, também chegou cedo na Feira. "Eu vi anunciando na televisão e avisei a todos da minha família. Cheguei às 8h, passei por todos os estandes, dei uma conferida na pressão, na glicemia e, pela primeira vez, fiz os testes de HIV, Sífilis e Hepatite. Ganhei meu dia hoje, estou muito feliz de ter feito todos esses exames num único lugar".
Quem também procurou os serviços de saúde foi a senhora Ilda dos Santos. Ela tem 100 anos de idade, mas não deixou de participar da ação. "Minha filha veio me trazer porque eu queria muito saber como está minha saúde. Realizei vários exames e saio daqui feliz e satisfeita com todos os atendimentos e orientações", ressaltou.
Entre os serviços ofertados na primeira Feira de Saúde Aracaju, as equipes dos programas da SMS também estiveram orientando à população acerca de diversos assuntos, que envolvem a saúde do homem, da mulher, crianças e adolescentes, idosos. Na feira, a população pode conhecer também um pouco do trabalho da Vigilância Sanitária e da Ouvidoria da Saúde, que fez oito registros, incluindo elogio, várias orientações dos serviços prestados e distribuição de cartilhas "Um Passeio pelo SUS".
Cada estande também expôs um pouco do trabalho que cada setor disponibiliza para a comunidade. "Temos vários serviços, ofertados para os usuários do SUS. Aqui hoje foi uma mostra do que a secretaria desenvolve para a população, como saúde bucal, atenção psicossocial, saúde do trabalhador, rede de especializada e de urgência e emergência, prevenção de acidentes e violência, Consultório na Rua, Academia da Cidade, nutrição, dentre tantos outros", comentou Murillo Oliveira, diretor de Atenção à Saúde.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, os objetivos da ação foram alcançados. "A população compareceu e conseguimos realizar um bom número de atendimentos. É sempre muito importante trazer os serviços até público porque desta forma eles tem acesso fácil e rápido aos exames. Além disso, a Feira também nos deu a oportunidade de reforçar com a população, comerciantes e comerciários, todos os cuidados que devemos ter no combate ao Aedes Aegypti".
Além disso, um grupo de agentes realizou visitas no comércio e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ofertou vacinação contra a raiva para cães e gatos. "O objetivo desse evento foi divulgar os serviços, ofertar atendimentos e dar orientações, pois muitas pessoas que trabalham naquela localidade têm dificuldade de acesso à unidade de saúde porque trabalham o dia todo e no horário comercial, então esse é o momento que eles poderão utilizar vários serviços", informou a coordenadora.
Música no Mercado
Ainda dentro da programação do Dia Mundial da Saúde, os integrantes do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da SMS, estiveram no mercado Thales Ferraz com o objetivo de promover um momento de descontração entre os feirantes e visitantes do local. Tocando e cantando, eles percorreram os corredores do mercado numa atividade que emocionou muitos dos presentes. Vendedora de flores, Janete Gonçalves, ofereceu rosas para a equipe do Nuprin e agradeceu a iniciativa. "Esse trabalho que vocês desenvolvem é lindo. Fiquei muito feliz de poder participar desse momento aqui hoje e distribuir as rosas para demonstrar o meu agradecimento.
Resultados
- Testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C: 600
- Aferição de Pressão Arterial: 452
- Teste de glicemia: 660
- Atendimento de Saúde bucal: 200 kits distribuídos e 300 atendimentos
- Visualização da larva do Aedes aegypti no microscópio: 200
- Centro de Controle de Zoonoses: cerca de 900 pessoas orientadas e 1 cão vacinado
- Rede de Atenção Especializada (Reae): distribuição de 100 cartilhas sobre os serviços ofertados
- Ouvidoria: oito registros
- Saúde do trabalhador: aplicação de 50 testes SQ-20, 15 testes para LER/DORT, 20 questionários sobre acidentes de trabalho, 2 denúncias para inspeção de ambientes de trabalho insalubres, 5 orientações sobre legislação trabalhista, entrega de cerca de 15 orientações sobre trabalho infantil = 107
- Saúde da Criança e do Adolescente e Jovem: entrega de 15 Caderneta de Saúde do Adolescente; 20 pesagens de criança, adolescente e adulto; 5 medição de estatura; 3 encaminhamentos de criança com sobrepeso encaminhado para a Nutrição; 206 distribuições de material informativo e orientações de saúde referente a aleitamento materno, doação de leite humano, alimentação complementar para a criança, microcefalia e violência infanto-juvenil = 249
- Coordenação de Promoção à Saúde (Academia da Cidade, Saúde na Escola, Prevenção de Violência e Acidentes): distribuição de 400 folders educativos e informativos e 50 para-sóis = 450
Total: 4.227 atendimentos