Prefeito lança oficialmente o Aracaju Bolsa Atleta 2016

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2016 08h45
Início > Noticias > 68821

O Aracaju Bolsa Atleta é um incentivo municipal destinado a atletas de diversas categorias. Em seu quarto ano da atual gestão, o Programa teve 67 atletas contemplados após uma avaliação criteriosa. Comemorando o sucesso do Bolsa Atleta e formalizando seu lançamento em 2016, o prefeito João Alves Filho assinou o termo de adesão na noite desta quinta-feira, 7, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, com a presença de todos os contemplados pelo Programa.

Os atletas que recebem incentivos financeiros da Prefeitura de Aracaju foram divididos em dois níveis. Na Categoria I, onde os atletas recebem um valor referente a mil reais e Categoria II, onde os esportistas recebem um valor de R$ 450,00, ambos ao longo do ano.

Consciente da importância do estímulo a esportistas, o prefeito João Alves destacou a relevância de que o atleta seja incentivado ainda jovem, para que tenha um futuro promissor no esporte e crie consciência social. "Basta dizer que nós tivemos ao longo desses anos milhares de medalhas conquistadas por muitos atletas que recebem o incentivo do Programa e isso mostra a força que nosso esses jovens estão tendo. O nosso Aracaju Bolsa Atleta  é considerado pelo Ministério dos Esportes como uma das melhores do Brasil e com isso Aracaju despontou como roteiro de grandes eventos esportivos com o JUBs e o Beach Games e queremos dobrar o número este ano para incentivar mais os nossos atletas", revela o prefeito.

Para o vice-prefeito José Carlos Machado, a PMA entende a importância desse projeto e busca incentivar esses atletas. "Essa bolsa é uma das melhoras coisas que a PMA lançou em atendimento ao Jovem Atleta, pois centenas de jovens se dispõem a praticar o esporte e ter uma vida a saudável e para isso recebem esse estímulo para continuar no esporte. Aracaju passa a ter visibilidade no cenário do esporte, nacional e internacional também por conta desse projeto. A prefeitura está cumprindo esse papel muito bem em incentivar ao esporte e fico emocionado, também, ao ver pessoas paraplégicas e isso é muito bonito e a prefeitura entendendo isso como algo importante procura incentivar", pontuou.

De acordo com o secretário da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, desde o início da gestão a Prefeitura de Aracaju já investiu mais de dois milhões de reais. "É o quarto ano do Programa Aracaju Bolsa Atleta na gestão do prefeito João Alves que visa contemplar os atletas de alto rendimento, onde nesses anos já foram investidos 2 milhões de reais diretos dos cofres públicos e aí temos atletas que já se destacam a nível nacional e internacional. Com isso, a PMA está muito feliz em incentivar esses atletas, pois a maioria tem o Programa como a principal fonte de renda para compra de materiais esportivos, para passagem, hospedagens, entre outros", ressalta. 

Aprovação dos atletas

Animados com os investimentos da Prefeitura, os atletas selecionados para o Programa Aracaju Bolsa Atleta lotaram o auditório do Centro Administrativo e parabenizaram a Prefeitura pelo estímulo ao esporte.

Entre os contemplados pela primeira vez está a esportista Delaine Peixoto, competidora de Ginástica Rítmica, que salientou que sem o financiamento da Prefeitura, fica mais difícil de ter destaque em competições. "É muito importante, pois nós viajamos muito e muitas vezes não podemos arcar com os custos e com essa ajuda municipal nos auxília em muito para trazer títulos para nossa cidade e com isso podemos representar Aracaju em mais competições", conta. 

Já o para-atleta Ulisses Freitas, campeão de paraciclismo, a renovação do benefício por mais um ano, fará com que ele traga mais resultados positivos para Aracaju. "Este programa é de extrema importância, pois muitas vezes não temos o apoio necessário para competir e com a ajuda a prefeitura é um excelente incentivo para o atleta aracajuano, pois muitos que poderiam seguir outros caminhos com essa ajuda continuarão no esporte, trazendo assim mais resultados para o estado e referência no país", comenta. 

Homenagens 

O lançamento do Aracaju Bolsa Atleta 2016 contou com homenagens e pessoas que são referências ao esporte no Estado. Foi o caso da única ginasta sergipana a ir numa olimpíada, Larissa Barata. 

"Hoje é muito válido esse apoio para poder ajudar nos orçamentos que são muitos altos, principalmente se você quer ter um destaque internacional. É maravilhoso ver como nosso município está investindo nos atletas, nas novas carreiras para representar bem a nossa Aracaju e o nosso país. Fico muito orgulhosa porque a minha trajetória da ginástica foi única para mim, pois consegui chegar a uma Olimpíada e estou sendo reconhecida por 20 anos na ginástica", comemora. 

Com mais de vinte anos dedicados a serviços prestados ao futebol sergipano, também foi homenageado o Ex-Presidente da Confederação Sergipana de Futebol, Carivaldo Souza. E a última homenagem foi a Confederação Brasileira do Desporto Universitário, na ocasião representada pelo vice-presidente, Alim Maluf Neto. 

Presenças

Autoridades estavam presentes durante a assinatura do termo de adesão do Aracaju Bolsa Atleta. Entre eles os vereadores, Valdir Santos, Anderson de Tuca e Adriano Taxista. Os secretários Municipais, Carlos Batalha, da Comunicação, e Marlene Calumby também prestigiaram a cerimônia de lançamento. Outras autoridades e personalidades da cidade também marcaram presença no evento.