USF Augusto Franco promove atividades de combate ao Aedes aegypti em escola

Saúde
08/04/2016 14h28
Início > Noticias > 68830

A Prefeitura de Aracaju continua mobilizando a população na luta contra o Aedes aegypti. Na manhã desta sexta-feira, 8, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, realizaram uma intervenção na EMEI Professora Joana Maria da Silva, no bairro Farolândia, com a proposta de levar atividades educativas para conscientização das crianças atendidas pela instituição de ensino. A ação contou com a participação de acadêmicos dos cursos de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e medicina da Universidade Tiradentes (UNIT), que levaram um teatro de fantoches para apresentar os perigos que o mosquito oferece.

Para a enfermeira da USF, Raquel Tavares, ações como esta levam as crianças a atuarem como pequenos agentes promotores de saúde.“Acreditamos que as crianças são multiplicadoras de informações, por isso nós adaptamos a maneira de passar esse conteúdo para que o entendimento seja mais fácil para elas. A educação é a base da formação, essas atividades com certeza influenciam no comportamento dessas crianças amanhã”, destacou.

O estudante de medicina da UFS, Daniel Almeida, também concorda que é extremamente importante investir numa metodologia diferenciada para facilitar a compreensão dos pequenos. “Através do lúdico, conseguimos explicar de forma mais fácil o que é o mosquito e quais doenças ele transmite, e com esse trabalho de educação atingimos os pais também. Aprendendo aqui na escola como deve ser feito o combate ao Aedes aegypti, os alunos ensinam aos familiares, que acabam se sensibilizando ao ouvir a orientação de uma criança”, afirmou.

Ainda segundo Daniel, a participação dele enquanto acadêmico complementa de forma direta a sua formação. “Depois da graduação muitos de nós iremos trabalhar em unidades de saúde, hospitais ou clínicas. Este contato com a comunidade é fundamental para conhecermos a realidade que nos aguarda no mercado de trabalho”.

A coordenadora pedagógica da EMEI Professora Joana Maria da Silva, Nadejane de Souza, explicou que as intervenções organizadas pela USF complementam o trabalho que já é desenvolvido pela instituição. “Temos uma parceria de longa data. Diversas atividades são realizadas periodicamente fortalecendo o cuidado à saúde das crianças aqui do bairro”, ressaltou.