Superintendente da SMTT conversa sobre Mobilidade Urbana com estudantes do ensino médio

Transporte e Trânsito
08/04/2016 15h23

Estudantes do ensino médio começam a se preparar desde cedo para as provas do Enem e uma das maiores preocupações é a redação e suas possíveis temáticas. Para colaborar com alunos e professores nessa busca por conhecimento, o superintendente Nelson Felipe, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), participou do projeto “Point do Debate”, promovido pelo Colégio Módulo, na tarde dessa quinta-feira, 7, na sede da instituição, no conjunto Inácio Barbosa. 
 
Por aproximadamente duas horas, alunos e professores do 2º e do 3º anos puderam conhecer mais sobre mobilidade urbana, transporte público e plano diretor. Um dos assuntos que mais envolveu as turmas foi o BRT de Aracaju, quando o superintendente apresentou projeções, detalhes e peculiaridades do projeto e explicou quais os próximos passos da implantação que foi iniciada neste ano, além de tirar dúvidas sobre o novo sistema.
 
O vice-diretor do colégio, Paulo Mesquita, lembrou que o “Point do Debate” faz parte de uma formação escolar que visa o desenvolvimento do senso crítico e do poder de argumentação, por isso a importância de palestras como a ministrada por Nelson Felipe. “A ideia não é só preparar o aluno para o Enem, mas também para a cidadania”, comentou Mesquita.
 
A professora de Português e Redação, Cátia Regina, explicou que a ideia do projeto é trazer informações além da sala de aula, possibilitando o contato com questões pertinentes para aumentar o repertório sociocultural dos alunos, um dos critérios de avaliação do Enem. “Falar de mobilidade urbana é uma oportunidade para os alunos perceberem como a cidade está crescendo e se desenvolvendo. Com informações como essas, eles serão capazes de construir seus textos com mais propriedade e coerência”, explicou a professora.
 
O superintendente agradeceu o convite e destacou a importância do contato com a juventude e a escola para disseminar conhecimento e promover a cidadania. “Essa meninada está prestes a tirar a habilitação e serão o futuro do nosso trânsito e da nossa cidade. Conversar com eles é uma oportunidade única de passar conhecimento e contribuir para a formação de um cidadão consciente”, enfatizou Nelson que ainda desejou sorte para os pré-vestibulandos.