Centro Cultural recebe II Simpósio: Sou Cidadão Aracajuano

Cultura
11/04/2016 17h14

Com o intuito de valorizar a cultura e história do nosso estado o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural de Aracaju, sediou na última sexta-feira, 8, o II Simpósio Sou Cidadão Aracajuano. Cerca de 100 alunos do Colégio Aprendiz, participaram do evento no Teatro João Costa. O propósito do simpósio foi esclarecer para os alunos um pouco da cultura e da história de Sergipe, mostrando a importância da valorização e divulgação do nosso estado.

A abertura do evento ficou por conta dos alunos da escola, que trouxeram um repertório recheado de músicas sergipanas para abrilhantar a ocasião. Em seguida, nomes importantes para a cultura, música e educação de Sergipe foram ovacionados pela importância em propagar a história e a cultura da terra.

Placas com a frase "Sou cidadão aracajuano", foram entregues à presidente da Funcaju, Aglaé Fontes; ao jornalista Jairo Alves de Almeida; aos professores Marco Vinícius e Antônio Vanderlei; aos cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério e a cordelista Izabel Nascimento. Os alunos também apresentaram trabalhos relacionados à história de Aracaju.

Segundo Cosme Ronaldo, idealizador do simpósio, a realização do projeto é de tamanha relevância. "Esse simpósio vem com objetivo de trazer essa valorização cultural da nossa história para que o aluno tenha contato e saiba também valorizar o que é nosso, o que é da nossa origem, nossa sergipanidade que está muito esquecida," ressaltou.

De acordo com a presidente da Funcaju, as escolas deveriam seguir esse exemplo. "Quando o estudante tem a oportunidade de conhecer a história de Sergipe ou de Aracaju e trabalhar isso em sala de aula, a gente só pode aplaudir, pois essa é a função da escola, provocar e estimular esses acontecimentos" explicou. 

Para a cordelista Izabel Nascimento, receber esse prêmio é um reconhecimento pelo seu trabalho, mas ver a escola levando o conhecimento para seus alunos é mais incrível. "A escola que trabalha com os estudantes a divulgação da cultura de Sergipe, no sentindo de valorizar e trazer os conteúdos aliados às vivências culturais é importantíssimo, pois estimula os jovens a partilhar nosso maior patrimônio" finalizou.