Secretário da Saúde atende pleitos da comunidade assistida pela USF Hugo Gurgel

Saúde
11/04/2016 18h07

Atendendo a um pedido da população, o secretário Municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, esteve na manhã desta segunda-feira, 11, na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio.  Acompanhado do diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, e da coordenadora da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cláudia Pardo, o secretário ouviu a reivindicação dos usuários que haviam bloqueado os acessos à Unidade de Saúde, impedindo a abertura da mesma. Ainda no mesmo dia, cerca de 70% das solicitações feitas por representantes da Associação de Moradores do bairro e  conselheiros locais de saúde foram atendidas.

Depois de uma primeira conversa com o secretário na porta da USF, os moradores liberaram a entrada dos usuários à unidade. O diálogo prosseguiu na sala de reuniões, onde puderam expor os problemas que eles enfrentam na USF Hugo Gurgel. O secretário ouviu tudo atentamente e se comprometeu em trabalhar para resolver todas as questões levantadas pelos usuários. "A saúde é uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju e o nosso compromisso é trabalhar para que os usuários sejam bem acolhidos e bem atendidos. Hoje mesmo já instalamos nove ventiladores na USF, que foi uma das principais reivindicações, e também colocando em funcionamento o ar condicionado do consultório de atendimento odontológico, além de outros serviços de manutenção listados pelos usuários", ressaltou.

O secretário também se comprometeu a voltar na Unidade de Saúde. "Durante essa semana eu irei passar aqui todos os dias para ver de perto a situação, acompanhar a solução dos problemas apontados e ouvir os usuários. Nossa intenção é garantir um atendimento de qualidade. Hoje mesmo conseguimos resolver 70% do que foi listado pelos usuários e até este fim de semana ou no mais tarde, na próxima semana, estaremos resolvendo os demais", frisou Antônio Almeida.

Nova reunião

Na tarde desta segunda-feira, 11, representantes dos usuários da Unidade de Saúde Hugo Gurgel estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Ana Elisabeth, a supervisora da 3ª Região, Zaíra Monteiro e a apoiadora das Redes de Atenção Primária, Rayane Brito, para atender as demandas trazidas pelos usuários da unidade de saúde.

Para Murillo Oliveira, a conversa foi bastante positiva porque foi uma oportunidade de manter um contato mais direto com os usuários e conhecer os problemas enfrentados por eles na USF. "Recebemos um documento com todas as reivindicações dos moradores e conversamos sobre os itens levantados por eles. Alguns problemas nós resolvemos de imediato e os demais, a exemplo da dificuldade na marcação de exames e a implementação de novos procedimentos odontológicos, nós já estamos avaliando a melhor forma de resolver a situação. Já saímos dessa reunião com muitas demandas atendidas e a presença do conselho local também foi essencial para legitimar as necessidades deles, pois o conselho é mais uma ponte facilitadora que fortalece a luta de todos os usuários", explicou.

Para o vice-presidente do Conselho Local de Saúde e representante dos usuários da unidade, Edvaldo Santana, os objetivos foram alcançados durante a reunião. "Fico feliz por ter vindo aqui conversar com os gestores e resolver todos os problemas em tão pouco tempo. Percebemos o compromisso e competência da gestão por ouvir a situação dos usuários e demonstrou que quando dá para apaziguar entre gestão e comunidade a coisa anda e também fomos bem esclarecidos sobre os processos de trabalho e o sistema de marcação de consultas. Acredito que a partir de agora fique uma situação confortável para os dois lados, comunidade e gestão", enfatizou.