Sema realiza fiscalização em terrenos baldios na Aruana

Meio Ambiente
13/04/2016 13h18
Início > Notícias > Sema realiza fiscalização em terrenos baldios na Aruana

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e por meio do Departamento de Controle Ambiental (DCA), deu continuidade à fiscalização em terrenos baldios no loteamento Aruana. A equipe fiscalizadora da Sema, realiza um trabalho segmentado por quadra. Desta vez, foram percorridas as quadras "D e E", alcançando a Rodovia dos Náufragos e José Sarney. Durante a ação, foram detectados diversos terrenos sem muro, com a vegetação arbustiva em crescimento e descarte irregular de resíduos de construção civil e lixo.

Para o analista ambiental e responsável pela ação fiscalizatória, Marcelo Villas Boas, esse é um trabalho delicado e de grande encargo pela quantidade de terrenos mapeados. "Nós recebemos uma planta da área onde os terrenos estão expostos e temos dedicado parte do nosso tempo para realizar essa vistoria. Após o processo avaliativo do local, nós, imediatamente, notificamos os respectivos proprietários para que sejam realizadas a limpeza do local e a construção do muro. Caso não cumpram com o que foi notificado, serão autuados", afirmou.

Desde o mês de fevereiro já foram notificados mais de 100 terrenos baldios e, segundo a equipe de fiscalização, cerca de 250 terrenos deverão ser vistoriados. "Por se tratar de área urbana, os terrenos precisam estar regulares para evitar a proliferação de pragas, doenças e também que a população continue fazendo o descarte irregular", completou o analista ambiental.

População

Já para Aline Miranda, moradora da localidade há mais de 20 anos, essa ação é de extrema importância para evitar certos riscos. "Para nós que residimos aqui é muito preocupante e difícil conviver com o descaso. Nós não temos nenhuma segurança, o mato que é acumulado nesses terrenos, nos deixa preocupados, pois, eu posso a qualquer momento ser surpreendida por algum assaltante que fica escondido neles, então, os donos, sendo notificados, contribui com a nossa qualidade de vida. Outro fator é a limpeza que vai evitar várias doenças e a questão também do paisagismo, da beleza do local. Obrigada pela iniciativa, creio que agora muita coisa vai melhorar", disse.

No loteamento Aruana, as vistorias seguem até que todos os terrenos irregulares sejam notificados. Para realizar denúncia e solicitar os serviços da Sema, a população pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone: 3225-4150 / 3225-4151.