EMEF Olavo Bilac constrói espaço de leitura para os alunos

Educação
13/04/2016 17h20

Para estimular a leitura integral e educativa dos alunos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, localizada no bairro Cidade Nova, criou, no último sábado um espaço de leitura com ajuda dos estudantes, professores, voluntários e equipe diretiva, onde utilizaram materiais recicláveis com o intuito de envolver e valorizar a criatividade e exercício de ler. 

O espaço de leitura foi criado em um local ocioso dentro da escola que ganhou vida com a decoração reciclável e estante de livros com mesas e cadeiras, além disso, três alunos dos turnos da manhã e tarde estão encarregados de ser os "Literários do Bem", aquele que cuida para manter a ordem e preservação do espaço.

A escola também substituiu a palavra castigo por repreensão educativa onde os alunos que cometerem delitos pequenos, ficam dentro do espaço lendo um livro e depois apresentam em sala a história da forma que compreenderam para os colegas.

A coordenadora pedagógica, Maria das Graças Azevedo, explicou que o objetivo deste espaço é transformar os alunos em leitores fazendo com que viajem nesse universo literário de forma lúdica e educativa. "O desenvolver deste projeto faz me sentir privilegiada por proporcionar alegria e aprendizado, estimulando o hábito de ler e preservar o meio ambiente através do reaproveitamento de mateiras recicláveis e reduzir a violência dentro da escola. Com apenas dois dias, foi reduzido as brigas entre os alunos pois estavam ocupados organizando e participando da leitura no espaço", contou.

A coordenadora complementa que as responsabilidades aumentam e o progresso é visto em cada aluno ao passar dos dias. "É muito importante fazer com que os alunos sintam prazer em estar na escola. Isso aumenta as responsabilidades da escola que tem o dever de trazer novos projetos, incentivando de forma lúdica e educativa a importância de ser um leitor", finalizou.