EMEF Diomedes Santos realiza primeiro voo do projeto de robótica

Educação
14/04/2016 14h23

"É tão real que dá até vontade de ficar pequenininha só para poder pilotar". Foi dessa forma que, na Orla da Praia de Atalaia, na manhã desta quinta-feira, 14, a aluna Isabele Lilian dos Santos, de 10 anos, descreveu a sensação que estava sentindo ao ver os aviõezinhos voando e fazendo acrobacias na exibição inaugural dos aeromodelos do projeto de robótica da EMEF Diomedes Santos Silva, que fica no bairro Santa Maria.

Idealizador e coordenador do projeto, o professor Marcelo dos Santos explicou que a sua iniciativa tem por objetivo principal cooperar para que haja um desenvolvimento pleno das faculdades inteligentes das crianças e adolescentes alunos, visto que o trabalho de robótica para montar os aeromodelos é feito dentro da escola, o que promove, consequentemente, ciência e tecnologia. "Nosso intuito também é, através dessas ações, estimular os alunos a ler, escrever, desenvolver bem as operações matemáticas, bem como, noções teóricas e práticas de elétrica, de mecânica e de programação da aviação de maneira geral", enfatizou o professor, acrescentando que, quem sabe, futuramente surjam entre os alunos talentos que sigam alguma carreira relacionada.

O evento e o próprio projeto contou com a participação do instrutor paraibano Pedro Honório da Silva, que parabenizou a iniciativa do professor Marcelo dos Santos, porque ocupa o tempo dos alunos numa atividade que exige muito raciocínio para construir as pequenas aeronaves. E o melhor, o aeromodelismo desperta o interesse e a memória das crianças.

Alunos ficam encantados com os voos

A aluna Isabele Lilian, que ficou maravilhada com os aeromodelos e disse que dava até vontade de pilotar devido o realismo dos aviões voando, afirmou também que ficou impressionada em ver as aeronaves voando alto e fazendo manobras rasantes, igual ao que é visto quando os pilotos de verdade se exibem.

Sua colega, Vitória Lima da Silva, de 10 anos, disse que até o barulhinho dos aviões era semelhante ao motor dos aviões de verdade. "É muito interessante e legal observar esses aeromodelos voando e saber que a gente acompanhou com o professor Marcelo e o instrutor Pedro Honório a construção de cada um deles. É muito gratificante", avaliou.

Iniciativa é aprovada por técnicos

O projeto chamou, inclusive, a atenção da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que foi representada na exibição das aeronaves na Orla da Atalaia, por Danival Falcão, da Coordenação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Ele disse que conheceu a iniciativa do professor Marcelo dos Santos numa apresentação que ele fez por fotos e vídeos numa Assembleia Geral.

"Achei muito interessante e me comprometi a vim assistir essa primeira exibição dos voos dos aeromodelismo. Esse projeto é um reforço escolar, que tira essas crianças da situação de vulnerabilidade porque o tempo fora da sala de aula está sendo ocupada com uma atividade prazerosa para elas e que dá satisfação e puxa pelo raciocínio lógico. A gente pode ver a alegria dos alunos ao ver os aviões que montaram voando", concluiu.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Antônio Porto Neto, também esteve presente a exibição dos voos dos aeromodelos e classificou a iniciativa do professor Marcelo dos Santos, no que diz respeito ao trabalho dele, ter muito sucesso nas demais unidades de ensino da rede, visto que é pensamento da Semed estender a robótica nas escolas. 

"Precisamos incentivar este tipo de projeto, por isso, a Semed será uma facilitadora, mas para isso precisamos de parceria e de outros professores que vistam a camisa como faz o professor Marcelo. Por isso mesmo, a DTI já de algum tempo vem apoiando o professor que não só continue com seu maravilhoso trabalho de robótica, mas que o mesmo possa chegar a outras unidades, dando oportunidade de tirar os alunos da rua ficando eles mais tempo nos laboratórios das escolas", concluiu.