O evento reúne aproximadamente 400 idosos. Segundo a apoiadora Michelle Dias, foi a igreja que solicitou a participação da SMS no congresso, mas a iniciativa ajuda a fortalecer o trabalho da Secretaria. “Essa é uma ótima oportunidade de fazermos também o reconhecimento dos idosos da nossa região, já que muitos deles apresentam dificuldades para se locomover até as Unidades de Saúde da Família (USF). Além disso, diante da avaliação aqui realizada, os idosos que apresentaram alguma alteração na saúde já receberam encaminhamento para acompanhamento pela USF de referência deles”, destacou.
A coordenadora do evento, Mauricea Moraes, explicou que a oferta de serviços de saúde no congresso já é uma tradição. Ela ressaltou que o apoio da Prefeitura de Aracaju é fundamental para garantir o sucesso da ação. “Graças a essa parceria tivemos aqui profissionais de diversas áreas, como dentistas, enfermeiros, psicólogos e clínicos gerais. O sorriso no rosto de cada um dos idosos já é a recompensa do nosso trabalho. Essa faixa etária necessita de mais atenção e através dessas ações de saúde eles se sentem prestigiados”.
Dona Ednalva mota, de 67 anos, chegou cedo ao evento para participar das atividades. “Para mim é uma alegria muito grande ter essa oportunidade de cuidar da minha saúde. Eu faço meus exames periodicamente, mas é sempre bom participar dessas ações e poder verificar que estou realmente bem”, ressaltou.
Pensamento também compartilhado pela senhora Ildete Soares, de 69 anos. “Sempre que fico sabendo dessas atividades eu faço questão de comparecer para garantir mais uns anos de vida e com muita saúde, que é o mais importante. Na minha idade o cuidado deve ser dobrado porque só assim eu posso garantir uma boa qualidade de vida”, afirmou.
Foram realizadas 55 consultas médicas, 182 testes de glicemia, 97 aferições de pressão arterial e 83 testes rápidos.