Alunos participam de atividades na Biblioteca Clodomir Silva

Cultura
15/04/2016 16h51

Desenvolver o gosto pela leitura e levar as crianças para o mundo de imaginação. Essa é a proposta da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Na manhã desta sexta-feira, 15, alunos da escola EMEI Hermes Fontes, participaram das atividades desenvolvidas pela unidade.

Cerca de 20 alunos, de três a cinco anos,visitaram a Biblioteca Municipal Clodomir Silva.Logo na chegada foram encaminhados ao auditório Poeta Santo Souza, onde participaram da "Cineteca" em homenagem as obras de Monteiro Lobato. No decorrer da exibição, pôde-se notar pelos olhos dos pequenos a alegria de ver os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, exibidos em um telão.

Em seguida, os alunos ouviram da contadora histórias de Lobato e para encerrar as atividades desenvolveram uma brincadeira de pintura com os personagens do Sítio. Ao som de muita música infantil as crianças se divertiram e brincaram com imaginação.

Para a contadora Ivanyr Bravo, é satisfatório ver as crianças participaram com tanto empenho. "Ver esses meninos tão interessados nas atividades é muito gratificante, fazemos isso com o intuito de estimular o aprendizado e estamos vendo dar certo", disse.

Segundo a coordenadora responsável pelos alunos, Débora Arieta, é importante acender essa vontade pelo conhecimento. "Trazer os pequenos nesse ambiente que remete a estudos é muito bom. Não temos uma biblioteca na escola, por isso a importância de sempre trazer esses alunos até a Clodomir, para incentivar o gosto pela leitura", explicou

O estudante Vitor Gabriel, de 5 anos, contou que ficou muito feliz por conhecer a Biblioteca. "Fiquei muito alegre, adorei conhecer a biblioteca. A parte que mais gostei foi assistir o filme do Sítio do Pica-Pau Amarelo," contou sorridente.

As atividades estão sendo realizadas na unidade em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, data em que se comemora também o aniversário do escritor Lobato. A data não foi escolhida ao acaso, trata-se de uma justa homenagem a Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.