Programa Recicle óleo disponibiliza ecoponto na Sema

Meio Ambiente
18/04/2016 17h24

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), com o objetivo de dar destino correto ao óleo saturado (de cozinha), disponibiliza em sua sede, localizada à avenida Pedro Paes Azevedo, nº853, bairro Salgado Filho (antiga Escola Parque), um ecoponto para doação de produto. 

A Sema apoia o Programa Recicle Óleo, criado por moradores do bairro Jabotiana, que transforma o óleo de cozinha em sabão. Ao ser descartado incorretamente, como por exemplo, diretamente na pia, além de causar mau cheiro, o óleo saturado causa entupimentos no encanamento residencial e na rede pública de esgoto.

Nos rios, o óleo de cozinha forma uma camada impermeabilizante na superfície, que impede a passagem de luz, comprometendo o oxigênio existente e levando à morte peixes e vegetação aquática. Já no solo, o óleo também causa grande impacto ambiental negativo: ele impermeabiliza o solo contribuindo para ocorrências de enchentes.

Descarte Correto

Após o uso doméstico, é importante separar o óleo de cozinha em um recipiente, como uma garrafa pet, por exemplo, e depositar em um tonel próprio para este fim. Você pode encontrar os toneis apropriados para o descarte na sede da Sema e na sede da Associação dos Moradores do Sol Nascente/JK, situada à Avenida Cezartina Régis, 335, Conjunto Sol Nascente, Bairro Jabotiana, também recolhe este tipo de material.

Mas, você também pode solicitar a Empresa Recigraxe para fazer o recolhimento na sua residência. Basta ligar para o número: 3041-7401. O serviço é gratuito.