Sema fiscaliza obras no bairro Jabotiana

Meio Ambiente
18/04/2016 17h03

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) esteve nesta segunda-feira, 18, pela manhã, em uma operação mais intensiva de fiscalização a empreendimentos imobiliários no bairro Jabotiana. A operação atende a ofício encaminhado pelo Ministério Público Estadual (MPE), que visa verificar todas as obras sujeitas a licença em Áreas do Preservação Ambiental (APP’s) daquele bairro.

Os fiscais percorreram todo o bairro Jabotiana, o que inclui os conjuntos JK, Santa Lúcia e Sol Nascente. A fiscalização teve início na quinta-feira, 14, e foi concluída nesta segunda-feira.

Ao serem licenciados em áreas de APP’s, esses empreendimentos são condicionados a uma série de regras para preservação do meio ambiente. No entanto, alguns deles não vêm respeitando o que foi determinado.

 “A exploração imobiliária nesse bairro vem se acentuando nos últimos anos. As áreas de APP´s são denunciadas constantemente e fiscalizadas pela Sema, revelou o diretor de Controle Ambiental.

Entre os principais problemas encontrados pela fiscalização da Sema no bairro Jabotiana estão: o descarte irregular de resíduos sólidos (material de construção civil), aterramento de mangues e lagoas , além de, em alguns casos, prováveis despejos de efluentes domésticos sem tratamento.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deverá produzir relatório sobre a fiscalização do bairro Jabotiana e encaminhar ao MPE para as devidas providências, em casos de irregularidades.