Escola Municipal General Freitas Brandão realiza projeto de educação ambiental

Educação
19/04/2016 15h13
Início > Noticias > 68970

Com o objetivo de acompanhar a educação ambiental dentro do âmbito escolar, entender conceitos relacionados à questão ambiental, participar de forma lúdica e prática das questões relacionadas ao cultivo e plantas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Freitas Brandão, localizada no bairro Suíssa, implantou o projeto do meio ambiente com horta na escola. A ideia é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental, fazendo com que os alunos aprendam e possam construir um mundo autossustentável.

O projeto tem de início cultivar frutas e legumes, como: acerola, pitanga, pitomba, seriguela, alface, tomate, coentro e cebolinha. Incluso no livro do PPP - Projeto Político Pedagógico, a EMEF decidiu fazer uma horta que está sendo liderada pelos professores, Paula Jacline Feitosa e Deyvis Leite Maia.

A diretora da EMEF, Vilse Maria dos Santos, fala sobre o projeto. "A ideia da escola é a partir desse projeto, que é o nosso piloto, transformar o outro espaço que temos em lotes, para que cada turma tenha o seu espaço e possa cultivar, se a gente sentir que vai dar certo vamos fazer uma horta bem maior, pois temos um espaço enorme na escola, e estamos torcendo para que tudo der certo", informou. 

O professor de educação física, Deyvis, explicou que a horta é um projeto da escola e que, junto com a professora Paula, eles deram um pontapé para dar início ao projeto. "Começamos só nos dois, agora, os outros professores também querem participar com suas turmas e isso é muito bom, vamos poder mobilizar toda a escola", contou.

"Mostramos aos alunos que, através da horta, podemos ter uma alimentação saudável, explicamos a eles que as plantas também produzem oxigênio, desde a terra até a plantação estamos relatando como tudo funciona. Preparamos a terra para fazer a adubação e logo após vamos fazer a plantação das frutas e dos legumes", explicou Deyvis.