Biblioteca Ivone de Menezes recebe alunos de escola pública

Cultura
19/04/2016 17h24

Com o propósito de formar novos leitores e apresentar para às crianças os personagens da literatura infantil, o projeto "Baú das Lembranças" homenageia neste mês o escritor Monteiro Lobato um dos autores mais importantes para a literatura infantil do Brasil.

Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 20 alunos da escola EMEI Doutor Carvalho Neto, participaram de uma visita na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Foram apresentados aos pequenos os personagens da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criados por Monteiro Lobato. Em seguida, no Auditório Poeta Mário Jorge Vieira, os alunos assistiram a um capítulo do Sítio em sua primeira versão, onde pôde-se notar o encantamento de cada um ao participar da atividade.

Os alunos também puderam conhecer a Galeria dos Escritores, que traz nomes importantes como Aglaé Fontes, Ruth Rocha, Elias José, Ricardo Azevedo, Maria Clara Machado, Cecília, entre outros. A criançada também teve a oportunidade de conhecer toda estrutura da biblioteca.

Segundo a diretora da unidade, Telma Santos, apresentar as crianças esse projeto é bastante importante. "Hoje em dia as crianças não leem e nem conhecem Lobato, então tivemos a chance de apresentar para eles a mais importante obra do escritor, que é o Sítio do Pica-Pau Amarelo," explicou.

Para o professor e responsável pelas crianças, Manoel Dantas, visitar a biblioteca é indispensável. "Essa fase que eles estão é de constante aprendizado, então devemos sempre incentivar a busca pelo conhecimento. Essa atividade propícia que na nossa sala de aula possamos usar a literatura de Lobato como uma forma de estimulo ao prazer de ler", contou.

No final das atividades alguns alunos foram encaminhados para um cantinho especial dedicado à leitura e os demais para a área externa da biblioteca onde puderam ter o contato com os livros. O atendimento à Escola DoutorCarvalho Neto segue até quarta-feira, dia 20.