Combate ao Aedes aegypti é intensificado na Zona de Expansão

Saúde
20/04/2016 13h59
Início > Notícias > Combate ao Aedes aegypti é intensificado na Zona de Expansão

A Prefeitura de Aracaju segue no trabalho incansável de combate ao Aedes aegypti. Na manhã desta quarta-feira, 20, as ações foram intensificadas na Zona de Expansão da capital, na área do Mosqueiro. Os trabalhos na região, que normalmente acontecem na sexta-feira, foram realizados excepcionalmente hoje por conta do feriadão. Agentes de Saúde e agentes de Endemias visitaram as residências e estabelecimentos comerciais com o objetivo de identificar focos do mosquito e levar orientação aos moradores.

O supervisor de campo, Hélio do Nascimento, ressaltou que as ações de combate ao mosquito estão surtindo efeito. "Temos percebido uma maior conscientização da comunidade e isso pode ser visto no resultado do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado este mês. O índice geral de Aracaju foi de 0,9, o menor dos últimos oito anos.O número é bastante positivo, mas não significa que podemos descansar, a vigilância deve ser constante”.

A dona de casa Mila Santana, recebeu com alegria a visita dos agentes e disse que agora se sente bem mais segura. “Aqui em casa o cuidado tem que ser redobrado, pois temos três crianças. Embora eu fique sempre atenta, é importante que os agentes sempre passem por aqui para olhar tudo e também nos orientar sobre as formas corretas de combater o mosquito”.

Responsável por uma floricultura, Suzana Brito também recebeu a equipe de agentes para inspecionar o estabelecimento e elogiou o trabalho deles. “Eles sempre estão por aqui fiscalizando e orientando. No meu caso, que trabalho com vasos de plantas, ou seja, locais propícios a proliferação do Aedes, estou em alerta constante. Diante do surto que tivemos nos últimos meses do ano passado, esse trabalho dos agentes se tornou ainda mais importante para que tenhamos uma população saudável”, afirmou.

A coordenadora do Programa Municipal do Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, ressaltou que esse apoio da população é de fundamental importância na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus. "Os agentes estão diariamente nas ruas, visitando as casas e verificando possíveis focos do Aedes aegypti, mas a comunidade pode e deve ajudar nesse trabalho. São cuidados simples que devem ser tomados por todos, como: tampar os tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, usar telas nos ralos e manter as lixeiras bem tampadas”, explicou.