Dia Nacional de Combate à Hipertensão é lembrado em ação no Coqueiral

Saúde
26/04/2016 14h32
Início > Noticias > 69037

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), promoveu, nesta terça-feira, 26, uma mobilização para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão.  A ação foi realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral. Quem passou pelo local teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, receber orientações de saúde e praticar exercícios físicos, atividades que contaram com a participação do grupo Mexa-se, da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, e de estudantes do curso técnico de enfermagem da Clínica Santa Anna. As ações aconteceram na área externa da Unidade de Saúde com a proposta de intensificar as ações de cuidado aos hipertensos.

A enfermeira Marcelly Dourado, explicou que a USF mantém uma equipe voltada para o trabalho com pessoas hipertensas, mas é sempre bom realizar atividades como as de hoje. “Nesta terça, nosso objetivo foi o de reforçar a importância dos cuidados que precisam ser tomados para evitar as complicações da doença. Passamos orientações sobre hábitos de uma vida saudável, falamos sobre alimentação e a prática de exercícios físicos, como forma de evitar o sedentarismo, que é uma das maiores causas de hipertensão. Infelizmente, nós percebemos que a maioria dos nossos usuários não possue esses hábitos e o nosso trabalho aqui  é justamente tentar reverter esse quadro”, destacou.

Ainda segundo Marcelly, hoje, foram disponibilizadas 24 vagas para atender as pessoas que apresentassem alguma alteração durante a aferição da pressão arterial. “Após a identificação de alguma anormalidade, os usuários prontamente foram encaminhados para marcação de consultas clínicas, priorizando o grau de gravidade de cada caso”.

A aposentada Francisca Maria Ribeiro elogiou bastante a iniciativa. "Descobri a hipertensão há cerca de 20 anos e, desde então, venho acompanhando, tomando os cuidados necessários para manter minha pressão arterial controlada. Ainda quero viver muito e com qualidade”, afirmou.

Quem também participou da ação foi a dona de casa Ednilza Dantas. Ela foi até a USF para marcar alguns exames e aproveitou para conferir se estava tudo certo com a pressão arterial. “É sempre bom acompanhar como anda a saúde da gente. Confesso que não costumo fazer consultas de rotina, mas preciso mudar esse hábito. Estou com 45 anos ainda, mas quero chegar na terceira idade bem saudável”.