CCZ promove palestra sobre epidemias em escola particular

Saúde
02/05/2016 13h38
Início > Notícias > CCZ promove palestra sobre epidemias em escola particular

No último sábado, 30, estudantes de uma escola particular da Zona Sul da capital ouviram atentamente as orientações passadas por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Aracaju, durante uma palestra. O encontro reuniu cerca de 300 alunos, com a proposta de apresentar informações sobre epidemias que aconteceram no Brasil, com destaque para as mais recentes: o surto de H1N1 em 2010 e o surto de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, Dengue , Zika e Chikungunya.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Laís Aires, grande parte dessas epidemias partiram da falta de conscientização da própria população. Desta forma, segundo ela, trabalhar o assunto com as crianças é uma maneira de buscar mudança nos hábitos dos futuros adultos. “A higienização correta, seja do local onde vivemos ou do nosso próprio corpo, é um fator fundamental para prevenção de doenças como gripe e dengue, mas diante do descaso com as orientações, observamos que as doenças se proliferam rapidamente de maneira assustadora. Acreditamos que, no futuro, a realidade pode ser diferente, para isso, precisamos  intensificar essas ações de orientações com os pequenos. É muito mais fácil educar do que reeducar”, pontuou.

O supervisor de Endemias do CCZ, José Bomfim, ressaltou que é fundamental a participação da população no trabalho de controle de vetores. “As intervenções em escolas, associações e empresas são parte da estratégia nesse trabalho de conscientização. No caso de hoje, mobilizamos estas crianças para explicar que elas também são responsáveis pelo cuidado do ambiente onde vivem. Sabemos que elas são multiplicadoras de informações, com isso, o que é passado aqui, inevitavelmente, vai atingir outras pessoas”, destacou.

Para o estudante do 7º ano fundamental, Matheus Kalley, 13 anos, a palestra foi um momento de grande aprendizado. “Hoje, eu tive oportunidade de esclarecer muitas das minhas dúvidas e também pude perceber que se eu cuidar melhor do ambiente onde vivo posso evitar várias doenças”.