Acontecerá no período de 1º a 3 de junho, a 20°Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que pela primeira vez terá a capital sergipana como sede oficial. Na tarde desta segunda-feira, 2, uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe marcou o lançamento do evento. Na ocasião, o prefeito da capital foi representado pelo secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Albuquerque.
A Conferência da Unale tem o objetivo de discutir e apresentar soluções importantes para o desenvolvimento do país e busca lançar diretrizes que reforcem o pacto federativo e a atuação cidadã dos legislativos estaduais. Para o secretário Igor Albuquerque, o evento apresenta discussões de alto nível. "Tive a oportunidade durante sete anos de ser consultor legislativo da Assembleia e pude acompanhar algumas dessas palestras que trazem temas de absoluta importância, por serem pluripartidárias e de promover uma convergência para buscar um Brasil mais justo", enfatiza.
O secretário de Planejamento também destacou os benefícios do evento para o turismo e a economia de Aracaju. "Além do peso político da Conferência, durante esses três dias mais de 1.500 pessoas entre legisladores e assessores estarão na capital consumindo e gerando divisas para nossa cidade", comemora Igor Albuquerque.
A 20° Conferência da Unale terá como tema em 2016 "Rediscutir o Brasil", o que pretende traçar caminhos e soluções para o pós-crise econômica e política. "Nossas discussões são suprapartidárias e visam defender um novo pacto federativo. Não é justo que estados e municípios que contribuem com 70% dos impostos, não recebam essa contrapartida da União. Precisamos do empenho de legisladores que sempre devem estar à disposição do povo para discutir a saída da crise e reafirmar a importância dos entes federativos", defende o deputado estadual capixaba Sandro Locutor, presidente da Unale.