A 3ª edição de 2016 do Literaturação ou Lite, como é chamado, aconteceu na manhã no último sábado, 30, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e contou com a presença dos alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
O projeto é realizado por um grupo de jovens, em parceria com a unidade, que ao sentirem uma escassez do interesse dos jovens pela leitura, decidiram se juntar e tentar mudar essa realidade. O tema dessa edição foi "Crônicas", onde os organizadores trouxeram textos de Luis Fernando Veríssimo, Fabricio Carpinejar, Antonio Prata e Antonio Maria para debate.
Gessica Souza, que é uma das coordenadoras do projeto explica a escolha dos autores. "Uma das características da crônica é tratar os temas de forma leve e foi por isso que escolhemos o tema e os escritores. E com essa leveza conseguimos introduzir neles o maior interesse pela leitura".
O Lite foi criado pelos participantes do "Projeto dos Sonhos" e tem como principal objetivo incentivar a prática da leitura e a produção literária entre o público juvenil. A experiência de fazer parte do projeto transforma não só quem vem participar, mas como também quem o criou. Gessica completa sua fala ressaltando essa mudança que aconteceu com ela. "Minha perspectiva como ser humano hoje é outra, pois estou levando conhecimento para outras pessoas. Eu sinto a necessidade e a vontade de ajudar ao outro, tentando colaborar com o acúmulo de conhecimento de alguém, além de me dá a responsabilidade de amadurecer o meu conhecimento para poder disseminá-lo".
Maruze Reis, que é responsável pelo projeto dentro da Biblioteca, fala de como foi à dinâmica. "O grupo destacou alguns aspectos da crônica colocando em prática a marca maior do nosso encontro que é promover uma boa leitura. E com esses autores tivemos a oportunidade de apresentar aos alunos novos cronistas como Antonio Prata". Quem tiver interesse em participar do projeto, basta dirigir-se a Biblioteca.