Nesta quarta-feira, 04 de maio, acontecerá no Rio de Janeiro, o "Seminário Nacional de Logística Reversa: O Estado de Arte e Perspectivas para a Implantação da Logística Reversa no Brasil". O objetivo do evento é discutir como a Logística Reversa tem sido aplicada pelas cidades brasileiras desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº12305 de 2010.
Durante o seminário, secretários do Meio Ambiente deverão analisar como os estados e municípios brasileiros poderão contribuir para acelerar o cumprimento da Lei. O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, participará da mesa redonda as "Experiências das cidades Brasileiras nas Políticas Municipais de Logística Reversa", que será mediada pelo secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, e contará também com a participação do secretário do CB27, Nelson Moreira Franco, a secretária do Meio Ambiente de Fortaleza, Maria Àgueda Muniz, e a secretária do Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante.
O evento reunirá secretários municipais e estaduais de Meio Ambiente do todo o país, como também professores, empresários e representantes de diversas entidades ligadas à indústria e comércio, tais como CNI, FECOMERCIO, entre outros. A solenidade de abertura contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.
Logística Reversa
A destinação correta do lixo, orgânico e não orgânico, tem sido uma das principais preocupações dos Estados e municípios brasileiros, desde a instituição da Lei nº12305/10. A Logística Reversa é um dos conceitos introduzidos pela PRNS, que mostra a necessidade da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A ideia é desenvolver um conjunto de ações, procedimentos que viabilizem a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
"É uma tarefa complexa que envolve vários setores da cadeia produtiva, daí a importância de se discutir e procurar soluções viáveis para colocar em prática o mais rápido possível", alerta o secretário municipal do meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
O Seminário de Logística Reversa abordará também temas como a "Logística Reversa de embalagens em geral: instrumentos indutores e entraves" e a "Implementação de acordos setoriais: embalagens de óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos".