Prefeitura de Aracaju participa da 10° Jornada de Enfermagem da Unit

Saúde
04/05/2016 15h01

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participou da 10ª Jornada de Enfermagem, realizada pela Universidade Tiradentes (Unit). O evento acadêmico acontece até a próxima sexta-feira, 6, com diversas atividades como fóruns, debates e palestras, distribuídas entre os campus Aracaju/Farolândia, Itabaiana e Estância, abordando educação, prática e gestão política na enfermagem. Na noite desta terça-feira, 3, as responsáveis pela roda de discussão no campus Aracaju/Farolândia foram as coordenadoras dos Programas Municipais de Saúde do Homem, da Mulher, da Criança e do Adolescente da SMS. Durante o debate, elas apresentaram os desafios, paradigmas e experiências da gestão à frente dessas coordenações.

A professora do curso de enfermagem e coordenadora de estágio da Unit, Juliana Musse, informou que o convite para que as coordenadoras da SMS participassem da discussão surgiu diante da proposta de reforçar o papel da Rede de Atenção Primária (REAP) para os alunos. “Muito se fala na atenção de alta complexidade, e acaba-se esquecendo a resolutividade que o nível de atenção primária representa para a saúde pública como um todo, com a realização de diversas ações de promoção à saúde. Com isso, faz-se necessário fortalecer esse tipo de atenção. Além disso, este foi um momento de apresentar para os acadêmicos a função de cada coordenação, fazendo-os conhecer o funcionamento do local que muitos terão como realidade de trabalho”, pontuou.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem, Ana Carolina Miranda, destacou que este tipo de atividade fortalece a parceria entre ensino e serviço. “Discutir a implantação de políticas dentro da academia é uma das estratégias do Sistema Único de Saúde (SUS), para entender a teoria e como se dá a aplicação dela na prática do trabalho. Isso auxilia na formação de uma política bem estruturada, ou seja, de planos estratégicos, que facilitem a superação de desafios no SUS”, afirmou.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila Borges, a participação da SMS no encontro atinge diretamente a qualidade do serviço oferecido. “Muitos desses estudantes são estagiários nas Unidades de Saúde da Família (USF) do nosso município, e eles, certamente, têm contribuições para a gestão. É uma oportunidade de apresentar para eles os diversos campos de atuação da enfermagem. De forma que muitos deles, durante discussões como estas, despertem uma determinada área para atuação”, ressaltou.

O estudante do 10º período do curso de enfermagem da Unit, Daniel Batista, é também estagiário na USF Hugo Gurgel. Segundo ele, o encontro foi um momento muito importante para reflexão dos processos de trabalho. “Muitas vezes, nas atividades diárias, não temos tempo de fazer algumas observações necessárias para o bom andamento das atividades. Quando é possível reunir gestores, trabalhadores, estagiários e estudantes dentro da academia para discutir sobre os serviços oferecidos, sem dúvida, é um momento ímpar”, falou.