Durante o último final de semana, a movimentação seguiu normal nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Os dois realizaram juntos 1.246 atendimentos, nas áreas de ortopedia, clínica, pediatria, cirúrgica e odontológica. A maior procura, como normalmente acontece, foi por consultas na área clínico, que totalizou em 853 atendimentos.
No Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, foram realizados 527 atendimentos: 350 clínicos, 111 pediátricos e 66 cirúrgicos. Segundo a gerente do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi dentro do esperado. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", disse.
Já no Hospital Nestor Piva, no bairro Siqueira Campos, foram atendidas 719 pessoas nos últimos dois dias. A procura maior foi por consultas com clínico geral, que correspondeu a 503 atendimentos. Foram realizadas ainda 108 consultas com cirurgião, 93 atendimentos ortopédicos e 15 odontológicos.
Os dois hospitais funcionam com o sistema de acolhimento por classificação de risco. A ideia é identificar, de forma mais rápida e precisa, os casos mais emergenciais. O método, validado pelo Ministério da Saúde, segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).