USFs realizam mais de 14 mil atendimentos durante horário estendido em abril

Saúde
10/05/2016 17h05

O horário estendido vem surtindo efeito no número de atendimento em 10 Unidades de Saúde da Família (USF). Promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida busca facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pela Rede de Atenção Primária (Reap), que faz parte da Diretoria de Atenção à Saúde. O horário estendido funciona das 17h às 20h e no mês de abril, realizou 14.934 mil atendimentos. 

Dentre os serviços que mais foram ofertados, 3.254 foram de atendimentos médicos, 3.231 de atendimentos de enfermagem, 1.388 aferições de pressão arterial, 3.249 administrações de medicamentos, 1.118 vacinas aplicadas, 471 verificações de temperaturas, realizados 216 curativos, 123 nebulizações, e feitas 336 mensurações de peso.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Ana Elisabete, a iniciativa vem surtindo efeito positivo. "As unidades possuem equipes a mais para atender a população. Assim, as pessoas buscam os serviços com a certeza que serão bem atendidas e terão os casos mais simples solucionados", afirmou , acrescentando que a população vem aderindo e elogiando os serviços prestados durante esse horário, explicou.

Para o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, a estratégia de abrir algumas unidades durante a noite é para possibilitar maior acesso à população. "O serviço é porta aberta. Não precisa morar na área daquela unidade para receber o atendimento. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas que trabalham o dia todo possam comparecer no horário da noite para cuidar da saúde", informou.

As equipes de atendimento noturno são compostas por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, além do corpo administrativo da unidade que permanece de plantão. Em algumas das unidades, existem equipes em que são disponibilizados dois médicos uma vez que é registrado maior fluxo de pessoas. As unidades que estão com o horário ampliado contam com a presença de guardas municipais, visando a garantir segurança aos trabalhadores e aos usuários.

Confira as Unidades de Saúde da Família que atendem até às 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho).

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont).

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio).

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário).

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro - bairro Santa Maria).

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - Conj. Augusto Franco).

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - Bairro América).

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão).

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes)

USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N - Bairro Industrial)