Relatório da fiscalização revela que, no prazo de 24 horas, a ação rendeu bons resultados: os hospitais fiscalizados realizaram adequações emergenciais em relação ao descarte dos resíduos hospitalar e comum. No final da semana, a Emsurb regularizou a coleta em todos os hospitais fiscalizados.
Ao contrário do que foi encontrado na fiscalização do último dia 10, os depósitos da maioria dos hospitais apresentaram, no prazo estipulado, os resíduos acondicionados em recipientes adequados, fechados e com a informação do tipo de resíduo.
De acordo com o relatório da fiscalização da Sema, os hospitais HUSE e Cirurgia foram os primeiros a se adequaram e tiveram a coleta normalizada pela Emsurb. O hospital Santa Izabel iniciou, ainda na quinta-feira, 11, intensificação na educação dos profissionais da casa sobre o descarte correto dos resíduos.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, “Os hospitais realmente passaram por uma perceptível melhora no processo de coleta”. E acrescenta: “ Esperamos que aperfeiçoem ao que é exigido pela lei”.
Sema e a Emsurb continuam a fiscalização. Caso os hospitais voltem a não cumprir a determinação do manejo correto dos resíduos, a coleta poderá ser suspensa.