Secretária da Educação participa de conferência sobre uso de tecnologias digitais

Educação
17/05/2016 15h12
Início > Noticias > 69358

Tendo como proposta discutir e apresentar o uso inovador e efetivo das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, como a lousa digital, já utilizada nas escolas da rede municipal de Aracaju, a secretária da Municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, participou na manhã desta terça-feira, 17, da Mesa de Abertura do VI Ciclo de Conferências TIC & Educação: "Tempo de Ação".

O evento, que ocorreu no auditório da Didática VI da Universidade Federal de Sergipe (UFS), teve como público-alvo os alunos de graduação e pós-graduação matriculados nas disciplinas Informática Educativa e As Novas Tecnologias e Educação, respectivamente. Um dos palestrantes da manhã foi o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

A secretária Marcia Valéria disse que estava feliz em atender o convite feito pelo Núcleo de Pesquisas da UFS voltado para tecnologia em educação. "Somos um parceiro indireto no andamento destes trabalhos de pesquisa porque tivemos a oportunidade de ceder lousas digitais para que os alunos graduando e pós-graduandos utilizassem os recursos tecnológicos que estão disponíveis nas nossas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju", afirmou.

Novas tecnologias 

Ela destacou ainda: "Esses recursos que oferecemos puderam facilitar aos alunos a compreensão da inovação nas nossas escolas públicas de Aracaju para que professores em seu uso e futuros colegas do magistério já possam ter um conceito diferenciado de como o processo de ensino e aprendizagem pode evoluir a partir dessas ferramentas de inovação", explicou.

Marcia Valéria ressaltou também que tudo que vem para melhorar a vida das pessoa, se forem bem trabalhadas e bem coordenadas são bem-vindas para a educação, porque tanto aprimora as relações como aprofundam os conceitos de aprendizagem. "Não podemos voltar as costas para as tecnologias e inovações, porque elas estão nas palmas de nossas mãos, são smartphones e tablets, que não são privilégios de professores e adultos, mas crianças também têm acesso ao uso", avaliou.

E concluiu: "De modo que a educação tem que se aprimorar, no sentido de que os mestres não neguem essas ferramentas, mas se agreguem para que possamos avançar e evoluir no uso desse instrumento que altera completamente as formas de ensino e aprendizagem na escola. Por isso, fico feliz em poder estar presente neste evento e colaborar com o grupo de estudos", afirmou.

Professora da rede municipal de ensino de Aracaju e membro há dez anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED) da UFS, Sheilla Conceição, disse que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) é parceira desde 2015, quando começou a ceder lousas digitais para o desenvolvimento trabalhos de pesquisas no processo de aprendizagem.

"Essa nossa cooperação visou a mostrar para os alunos da UFS, no desenvolvimento de seus trabalhos, a importância do uso da lousa digital interativa como uso pedagógico nas salas de aula das escolas da rede municipal de Aracaju, e essa foi a primeira proposta do que se discute aqui nesse Ciclo de Conferências", observou.

Pesquisas 

Coordenador do GEPIED e organizador do evento, o professor Henrique Nou Shineider, do Departamento de Ciências da Computação da UFS, disse que os alunos irão mostrar nesse ciclo os trabalhos realizados durante o semestre, nos quais investigaram os recursos da lousa digital interativa nos grupos de pesquisas em Informática e Educação.

"O objetivo é reunir trabalhos dos graduando que subsidiaram pesquisas junto à metodologia no uso pedagógico da lousa digital. Outra finalidade, é em relação aos alunos de pós-graduação sobre Novas Tecnologias na Educação", explicou, observando que os alunos demonstrarão experiências eletivas no uso da informática na educação.

Aluno do 10º período do Curso de Ciências da Computação da UFS, Giusepe Lima Chagas, disse que iria apresentar o trabalho que fez sobre a "Analitica da Aprendizagem", que consiste no uso da lousa digital na sala de aula. "Vou mostrar a forma dessa ferramenta para os professores e alunos colegas como plataforma de se utilizar uma metodologia eficiente para os alunos", relatou.