Prefeitura realiza Feiras de Artesanato e Comidas Típicas em diversos pontos da capital

Indústria, Comércio e Turismo
17/05/2016 17h01

A Prefeitura de Aracaju está com um novo projeto, as Feiras de Artesanato e Comidas Típicas. O projeto é fruto de uma parceria entre diversas secretarias, tendo cerca de 200 comerciantes de alimentos e peças artesanais cadastrados. Todos os vendedores são qualificados, através de cursos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), e têm a oportunidade de pôr em prática tudo que foi aprendido, além de levar um atrativo a mais para pontos turísticos da capital. As feiras acontecem de terça a domingo em locais diferentes.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Walker Carvalho, destaca a importância das feiras, não só para os comerciantes, mas para toda a sociedade. "O principal ponto é incentivar e oferecer ao turista mais um atrativo, que ao vir visitar o Museu Olímpio Campos conhece o artesanato e as comidas típicas de Aracaju. Além de dar oportunidade aos turistas de conhecer um pouco mais daquilo que faz parte do nosso dia a dia, abre mais uma porta, dando oportunidades a população de fazer a sua renda, ajudando cerca de 200 famílias", disse.

O consultor da Semict, Fábio Andrade, diz que a ideia nasceu através do projeto Pôr do Sol. "Nossa ideia é viabilizar os pontos turísticos, buscando dar uma nova fonte de renda à população. Nesse projeto, contamos com alguns parceiros, em especial a Fundat, além da Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e Empresa Municipal de Serviços Urbanos . A intenção é que essas pessoas tenham uma fonte de renda e que essas feiras se tornem mais um atrativo em determinados pontos turísticos", afirmou, Fábio.

A vendedora Ana Lúcia Machado enfatiza que é uma oportunidade de obter uma renda a mais. "Pra mim é muito importante, pois é um espaço para quem está desempregado, para o cliente reconhecer o nosso trabalho. É um ponto de partida para quem está sem trabalhar. Essa localidade teve um público muito bom, por ser um local de importante referência e passagem de pessoas, ou seja, várias pessoas passam aqui durante todo o dia", comemora.

"É uma ideia excelente porque não adianta fazer o curso e não ter onde vender, e manter um ponto comercial está muito caro, ter onde comercializar é de fundamental importância. Aqui a feira está sendo um sucesso e a ideia de fazer em vários lugares é maravilhosa", destacou a comerciantes de doces Ana Elisabete Sucupira Duarte.

Já a comerciante Neuma Melo elogiou a iniciativa e enfatizou a geração de renda para aqueles que precisam. "Além do benefício que nos foi proporcionado através dos cursos, com essas feiras nos é dada a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e se torna mais um atrativo para os turistas. Outra coisa é ser mais uma fonte de renda, principalmente para quem não trabalha", concluiu Neuma.

Confira o cronograma das Feiras de Artesanato e Comidas Típicas, válido a partir do dia 15/05:

*Feira no Mirante da 13 Julho - aos domingos, das 15:00 às 21:00  horas

*Feira na Praça Fausto Cardoso - às terças-feiras, de 9:00 às 18:00 horas

*Feira na Praça General Valadão - às quartas-feiras, de 9:00 às 18:00 horas

*Feira no Bairro Inácio Barbosa - às sextas-feiras, das 14:00 às 20:00 horas

*Feira no Bairro Industrial - às sextas-feiras, das 15:00 às 21:00 horas

*Feira no Bairro Aruana - aos sábados, de 9:00 às 18:00 horas