Prefeitura realiza audiências públicas para criação de Plano Municipal de Segurança

Defesa Social e Cidadania
17/05/2016 16h59

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), iniciou nesta segunda, 16, audiências públicas que vão até o dia 24 de maio em dez bairros de Aracaju, com o intuito de ouvir a população para a elaboração do Plano Municipal de Segurança. Foram contemplados os bairros Santos Dumont, América, Porto D'antas, Santa Maria, Olaria, Coroa do Meio, Cidade Nova, Industrial, Centro e Zona de Expansão.  

A escolha para os locais das audiências resulta do diagnóstico composto pelas estatísticas da Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e o Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), que acabou revelando os dez bairros mais violentos de Aracaju.

O Plano Municipal de Segurança de Aracaju é uma ferramenta de gestão local utilizada para definir as diretrizes, ações e metas para reduzir a violência e a criminalidade no município, tendo como foco a gestão compartilhada entre os órgãos federados e a sociedade, por meio de ações diversificadas. O plano busca, ainda, garantir ações contínuas da administração municipal em suas diversas instâncias, em parceria com a sociedade e com os demais órgãos de segurança que atuam no município.  

"O diagnóstico com os cidadãos é uma das etapas do Plano Municipal de Segurança, e as audiências públicas servirão para que junto à comunidade, que vai participar efetivamente da construção desse plano, possamos buscar ações que efetivamente possam construir soluções para reduzir a violência", enfatizou o coronel Jackson Nascimento, coordenador do Plano de Segurança Pública de Aracaju.  

O diagnóstico, que deve ser terminado até agosto, terá uma etapa de discussão, verificando as melhores ações para cada problema, definindo diretrizes para pôr em prática o funcionamento do plano que terá ações de curto, médio e longo prazos que atingirão áreas não só do município, mas também do estado e da União.  

No gabinete de gestão, representantes de todas as esferas municipais e estaduais terão as devidas responsabilidades que serão acompanhadas em reuniões dentro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).