Nesta terça-feira, 17, o prefeito de Aracaju em exercício, José Carlos Machado, acompanhou a entrega do Mercado Municipal Carlos Firpo, localizado no bairro Siqueira Campos, após revitalização do espaço. Fechado há mais de 20 anos, o mercado já foi ponto de forte comércio na região e é devolvido pela atual gestão à comunidade do bairro.
Em visita ao local há cerca de dois meses, José Carlos Machado apontou a necessidade de reabrir. "Esse mercado é um importante espaço para esta comunidade. Há pouco mais de um ano estive aqui e vi que não poderíamos deixar do jeito que estava. Um local público abandonado. Há 50 dias, conversei com as pessoas responsáveis na Prefeitura e pedi que fosse dada uma solução ao local. Esse mercado faz parte da história do Siqueira Campos, precisava de uma solução. Algo simples, mas que suprisse a necessidade da população do bairro", explicou Machado. O prefeito em exercício ainda lembrou que se trata de um recomeço para a comunidade. "É o começo e a gente espera que essa feira e esse mercado se consolidem", completou.
Para o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, a revitalização do Mercado Carlos Firpo atende aos anseios dos moradores do bairro. "Esse foi um dos primeiros mercados da cidade e estava abandonado. Perdeu espaço para as outras feiras livres da Capital e vimos que era preciso mudar o panorama. Padronizamos o mercado após mais de 20 anos sem nenhuma reforma e estamos entregando à comunidade", disse João Paulo. Ele ainda lembrou que a entrega do espaço faz parte do programa de revitalização das 34 feiras livres da cidade e dos sete mercados municipais.
O mercado irá funcionar durante toda a semana, abrindo às 5h30 e fechando às 17 horas. Aos sábados, o local funcionará até as 13 horas. Segundo o diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve), além do mercado aberto, a feira livre do bairro também ficará no local. "Neste espaço, ao lado do mercado, teremos a feira livre nas terças e sábados. Proporcionando a volta desse comércio à comunidade do bairro. Fizemos essa revitalização gastando pouco e em quase dois meses, visando à volta dessa feira tradicional e após mais de 20 anos", destacou.
Para a feirante Elaine da Cunha, o novo espaço é muito bom. "Está ótimo para nós. Agora é esperar o povo se acostumar com esse novo espaço de compras. Não precisam mais sair do bairro para comprar o que precisa de feira", relatou Elaine que é feirante há nove anos.
A auxiliar administrativa Joana Silva aproveitou a nova feira para fazer as compras da semana. "Costumava ir ao mercado ou a outros bairros. Agora, com essa ao lado, fica muito mais prático para quem mora aqui", explicou.
Comerciante há 22 anos, Antonio Teles gostou do novo espaço e acredita que vá se transformar em um bom ponto para todos. "Quando o povo se acostumar, esse será um ótimo espaço para compra e venda. Foi uma excelente idéia reabrir isso aqui", afirmou.
A entrega foi feita nesta terça, mas a reinauguração oficial deve ocorrer nas próximas semanas. Enquanto isso, os feirantes já podem vender seus produtos no local.