Abertura dos I Jogos Olímpicos acontece na EMEF Manoel Bomfim

Educação
31/05/2016 17h02

Incentivar a educação olímpica , estimular a criação de hábitos saudáveis para a vida individual e coletiva dentro e fora da escola, bem como  implantar e desenvolver valores éticos e morais, enfatizando o espírito olímpico. Esse é o objetivo do Projeto Olimpíadas da  Escola Municipal de Ensino Fundamental, Emef Manoel Bomfim, que realizou na tarde de hoje, 31, a abertura  dos I  Jogos Olímpicos da escola, evento que segue até o dia 10 deste mês.


A Emef tornou-se palco para a exposição de cartazes ilustrativos e informativos de momentos históricos das Olimpíadas, bandeiras e maquetes. Na oportunidade, aconteceu a representação da entrada da tocha feita pela estudante Mariana que a conduziu no último dia 28, durante o revezamento da chama na capital. Aconteceram, também, as apresentações da mascote mais votada "O Rei Bomfim", de GR e taikwondô.


A coordenadora pedagógica, Nivalda dos Santos, explica sobre o Projeto. "O objetivo é despertar, educando a consciência para o significado dos jogos olímpicos, através da integração, aproximação entre culturas diferentes, respeito à diversidade cultural. Pretendemos, também, mostrar os benefícios que os Jogos Olímpicos trazem para nosso país, sua simbologia, visto que é um símbolo de união entre todas as culturas e etnias. Os alunos estão participando do Projeto com muito afinco, com o acompanhamento dos nosso professores, eles têm desenvolvido excelentes trabalhos", conta.


"Os estudantes escolheram a mascote de nossas Olimpíadas, por meio de um concurso interno, eles desenharam e cada equipe elegeu uma mascote e eles foram votados pelos estudantes na página da escola e o escolhido foi o Rei Bomfim", complementa Nivalda.

Experiência

O professor de educação física, Nilton Carlos Pereira, foi um dos idealizadores do Projeto. Para ele, os jogos Olímpicos são uma grande experiência para os estudantes que aprendem sobre disciplina, regras e neste caso específico, principalmente a diversidade, o respeito às diferenças.


" Os estudantes estão gostando muito. Construíram exposições desde a Grécia Antiga até os Jogos Rio 2016 e a partir de amanhã eles vão participar de várias modalidades esportivas, com ênfase no atletismo e no voleibol. Vale ressaltar que não são somente atividades olímpicas, realizaremos paraolímpicas também, como a corrida com guia e o voleibol sentado.


A estudante Marina Yasmim está muito animada com o início do Projeto na escola. "Hoje foi bem legal a abertura e amanhã vou participar da maratona e da corrida e quero ganhar a competição, eu gosto muito de correr, então essa é a minha oportunidade. O que eu mais estou gostando é de estarmos todos juntos vendo os trabalhos uns dos outros", conta.


O estudante Renato de Jesus pintou junto com mais dois colegas a mascote escolhida para representar as Olimpíadas da Emef Manoel Bomfim na quadra onde estão acontecendo as atividades. "Representei a mascote escolhida e levei cerca de cinco horas para finalizar. Todos gostaram muito e fico feliz com isso", finaliza.