Biblioteca Mário Cabral realiza recital poético

Cultura
01/06/2016 13h38

Despertar nas crianças o desejo pela literatura. Esse é um dos fortes motivos para a realização do projeto Recital de Poesia, promovido na tarde de ontem, 31, pela Biblioteca Mario Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Com o tema "Mãe", cinco escolas foram convidadas, onde cada uma trouxe seu representante. Os alunos foram avaliados pelo júri composto por apreciadores do gênero literário. Compondo a mesa estavam a professora Maruze Reis, a cordelista Izabel Nascimento e o poeta João Lover. Os critérios utilizados pela comissão julgadora foram: criatividade, expressão e entonação.

A coordenadora da biblioteca falou sobre o projeto. "A poesia é um texto literário capaz de expressar emoções, sentimentos e a subjetividade do ser humano. É uma forma de viver a realidade pelos olhos da fantasia e da imaginação. Por isso, tivemos certeza que esse objetivo foi alcançado com a realização do recital".

Participaram das atividades a Escola Estadual 17 de Março, Escola Estadual Senador Leite Neto, Escola Municipal de Ensino Fundamental Caravlho Neto e Escola Municipal de Ensino Fundamental Sabino Ribeiro. As poesias recitadas foram dos escritores: Vinicius de Morais, Olavo Bilac, Mario Quintana e Cora Carolina.

Para a ganhadora Samara Nicole, de 12 anos, participar do projeto foi bastante enriquecedor para ela e seus colegas de turma. "O que nos torna vencedores é conseguir sentir e passar para o público a mesma emoção que o autor do poema sentiu ao escrevê-lo. Foi o que eu fiz hoje aqui, e considero todas nós vencedoras, pois conseguimos chegar até aqui e demos o melhor de nós".

Os jurados ressaltaram a importância e parabenizaram a coordenadora da biblioteca e as escolas que tiveram o interesse em participar do projeto. "Todos hoje estão de parabéns, além de sabermos que ainda, há muito a ser aprimorado, mas, nós, que lidamos com educação, sabemos que o principal vocês já fizeram que foi participar. Conhecer os autores e ler seus poemas é muito importante pois isso faz despertar o interesse dentro dessas crianças", afirma Maruze Reis.