Centro-Dia de Referência promove atividades diferenciadas para pessoas com deficiência

Assistência Social e Cidadania
02/06/2016 17h16

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), por meio do Centro-Dia de Referência, unidade de proteção social especial que atende jovens e adultos com deficiência na capital sergipana, promoveu um passeio para o Museu da Arte Sergipana para os usuários assistidos pelo equipamento social, nesta quinta-feira, 2. A atividade teve como intuito assegurar o convívio e a vivência familiar, comunitária e social a partir de experiências que promovem o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural.  

Segundo a coordenadora da unidade, Jacqueline Guimarães, a atividade é uma forma de conectar os usuários à história de Sergipe, aproximando-os de pessoas e ambientes diferentes.

"Além do conhecimento adquirido, a observação das peças ativa a imaginação e os mantêm longe dos seus problemas e concentrados. Isso no dia a dia deles é difícil, devido às suas deficiências, a exemplo dos portadores de autismo, síndrome de Down, dentre outros. Também é uma forma de oportunizar a inserção destas pessoas na sociedade. É muito gratificante para nós observá-los tendo acesso às informações e sensações que numa tiveram antes", destaca a coordenadora.

Ações

Os passeios fazem parte de um cronograma de atividades que os usuários da unidade têm mensalmente. Idas à praia, oficinas de pintura e comemorações fazem parte da rotina das pessoas com deficiência que são atendidas pelo Centro-Dia de Referência.

"Visamos inserir não só os usuários, mas também as famílias em atividades que garantam o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares para superar as fragilidades e diminuir os agravos decorrentes da dependência. Para isso, temos um planejamento de atividades na nossa unidade", ressaltou a coordenadora.

O Centro-Dia de Referência atende pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos com dependência, ou seja, que necessitam de cuidados de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias. Para ter acesso ao serviço, o cidadão pode procurar a unidade que fica localizada na Travessa Canaã, s/n, no Pereira Lobo, ou podem ser encaminhados através de busca ativa de outros equipamentos de assistência social, de outras políticas públicas ou de órgãos do sistema de garantias de direitos.