A Diretora do Departamento Ambiental (DCA) da Sema, Márcia Morais, abriu oficialmente o evento e destacou a importância da Semana para a reflexão sobre o papel da Educação ambiental em prol do meio. A abertura aconteceu no auditório Carlos Chagas, no campus Centro da Unit.
Entre os destaques do começo da Semana do Meio Ambiente está a apresentação da cantora e contadora de histórias, Coracy Shueller e Banda. Ao cantar o jingle “Mangue, Bicho, Planta, Flor”, produzido exclusivamente para a próxima campanha de sensibilização da Sema, a banda animou o público presente.
Mudança de comportamento
Após a apresentação, a coordenadora do Programa Conduta Consciente da Unit, Luciana Barreto, conduziu o tema “Conduta Consciente: uma experiência prática de Educação Ambiental”. Luciana falou sobre as dificuldades de mudar velhos hábitos e introduzir um comportamento sustentável.
“Entre um copo descartável e um eco copo, que é feito de material mais flexível e menos poluente, ainda estamos perdendo para o descartável. Existe uma resistência muito grande, principalmente por parte dos adultos, para mudança de comportamento”, explica.
Já o coordenador do programa UFS Ambiental, da Universidade Federal de Sergipe, Genésio Tâmara, destacou que o trabalho de educação ambiental não tem resultados imediatos, mas que e preciso insistir para que as gerações futuras possam, inclusive, influenciar os antecessores.
À tarde, ocorreram mais duas mesas redondas. A bióloga e coordenadora do projeto Sala Verde da UFS , Aline Napomuceno, abordou o tema “ Sala Verde: Uma Porposta Nacional de Educação Ambiental” e , em seguida , a coordenadora de Educação Ambiental da Sema , Alana Vasconcelos, falou das experiências do EA da Sema.